Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
2

UMA DERROTA CLARA DE FONSECA SANTOS

"Fico muito satisfeito com a nomeação de António Simões para o cargo de director-desportivo do Benfica porque ele é um grande benfiquista e porque a sua escolha significa uma derrota clara de Fonseca Santos". Foi desta forma que António Figueiredo reagiu à escolha do presidente ‘encarnado’, Luís Filipe Vieira, para aquele cargo, divulgada na edição de ontem do Correio da Manhã.
19 de Dezembro de 2003 às 00:00
Tendo sido um dos nomes falados para ocupar o lugar, assumindo mesmo que recebera do actual presidente do clube da Luz a promessa de um papel de relevo na estrutura do futebol do Benfica, "depois não cumprida", António Figueiredo entrou numa acesa polémica que já o levou a tecer críticas duras ao vice-presidente Fonseca Santos, a pessoa que considera ter estado na origem da mudança de posição de Luís Filipe Vieira.
O ex-dirigente do Benfica garante, no entanto, que nunca foi convidado para o cargo específico que António Simões agora vai ocupar e que, por isso, não sente incómodo algum com o desfecho de todo o processo.
Sobre esta nomeação, diz ainda: “A escolha de António Simões vem também provar que ele é sério, ao contrário daquilo que as más-línguas habituais propalam, nomeadamente que fica com comissões de jogadores, facto em que nunca acreditei".
António Figueiredo lembra que, enquanto vice-presidente de Manuel Damásio, chegou, por sua própria iniciativa, a propôr António Simões para o mesmo cargo. “Ele [António Simões] sabe que isto corresponde à verdade", sublinha Figueiredo.
Sobre as sua actual relação com Luís Filipe Vieira, António Figueiredo continua a afirmar que o presidente do Benfica “é sério como eu acredito que ele o seja". Mas, acrescenta, num sinal de insatisfação: "Uma coisa é a seriedade , e outra a falta de palavra".
O CM tentou também ouvir António Carraça, outro dos nomes falados para o cargo de director-desportivo, mas este esteve incontactável.
DECISÃO ANTECIPADA
A nomeação de António Simões, decidida "depois de muita reflexão", foi antecipada. Isto, de acordo com fonte próxima do presidente do Benfica, uma vez que Luís Filipe Vieira “tinha decidido que o nome apenas seria anunciado na imprensa no início do próximo ano". A mesma fonte adianta que a escolha "não só foi a mais sensata como a que melhor se enquadra no modelo para o futebol", apesar de sublinhar o poder executivo do Conselho de Administração, que terá responsabilidades directas em matérias tão importantes como a contratação de jogadores.
BILHETES PARA 'DERBY' À VENDA
Estão desde ontem à venda os bilhetes para o ‘derby’, no Estádio da Luz, entre o Benfica e o Sporting (19h00), que se realiza a 4 de Janeiro de 2004, com os preços a variarem entre os 10 e os 60 euros. A saber: Sócios: Bancada Centenarium: Piso 3, 12 euros; Piso 1, 53 euros; Piso 0, 30 euros; Bancada PT–Comunicações: Piso 3, 12 euros; Piso 1, 53 euros; Piso 0, 30 euros; Bancada Coca-Cola: Piso 3, 10 euros; Piso 1, 40 euros; Piso 0, 12 euros; Bancada Sagres: Piso 3, 10 euros; Piso 1, 40 euros; Piso 0, 12 euros.
Preço para o público em geral: Bancada PT–Comunicações: Piso 3, 20 euros; Piso 1, 60 euros; Piso 0, 35 euros; Bancada Sagres: Piso 3, 18 euros; Piso 0, 22 euros; Bancada Coca-Cola: Piso 3, 18 euros; Piso 0, 22 euros; Piso 0 Inferior – 20 euros.
MANTORRAS QUER JOGAR EM JANEIRO
Pedro Mantorras afirmou ontem que o seu regresso à competição está cada vez mais perto. O avançado angolano esteve presente no almoço de Natal do Benfica e voltou a manifestar toda a sua confiança na total recuperação da lesão no joelho direito.
“Estou a melhorar de dia para dia. A minha condição física é má, pois estive dois anos sem jogar, mas o meu regresso está para breve. Temos de trabalhar e dar todos os dias o máximo, mas é garantido que vou jogar em Janeiro”, salientou, satisfeito, o angolano.
Ontem era dia de consulta em Barcelona com o especialista Ramon Cugat, mas como o médico espanhol vai estar em Lisboa nos próximos dias, Mantorras acabou por não se deslocar à capital da Catalunha. Optimista, o avançado está também feliz com o actual momento que a equipa da Luz atravessa. “Estamos bem. Ainda podemos ganhar tudo. É sinal de que há trabalho e que está tudo a correr bem”.
NO NINHO DA 'ÁGUIA'
NUNO GOMES FELIZ
Feliz está Nuno Gomes, que regressou à competição frente à Académica. “Fiquei satisfeito por poder voltar e por sentir-me bem. É bom estarmos a lutar pelos três objectivos a que nos propúnhamos. Isso dá-nos mais confiança e estamos optimistas em relação ao futuro”, afirmou.
NO BOM CAMINHO
O defesa Hélder diz que a equipa está no bom caminho, recordando o facto do Benfica não sofrer golos há cinco jogos. “A equipa está bem. Já vamos em cinco jogos sem sofrer golos e estamos no bom caminho”.
TRAUMATISMO
O defesa Argel esteve ontem ausente do treino devido a uma pequena lesão contraída no jogo com a Académica. O brasileiro sofreu um traumatismo na face posterior da coxa esquerda e não participou na sessão realizada no Estádio Nacional.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)