Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
7

Valverde resistente

De regresso à montanha, o espectáculo da Volta a Espanha recuperou a emoção da luta entre os grandes candidatos à vitória final, que ontem, na dupla ascensão das rampas para Calar Alto, atingiu um elevado grau competitivo pouco vulgar.
13 de Setembro de 2006 às 00:00
Na sequência das movimentações atacantes que caracterizaram a corrida até à primeira passagem pela meta, ao km 86,3, onde se destacaram Egoi Martinez, Pietro Caucchioli e Oscar Pereiro, apareceu na frente da corrida um punhado de ciclistas capazes de decidirem a etapa, pese embora as adversas condições atmosféricas, com chuva e baixas temperaturas.
Os homens da formação basca Euskaltel/Euskadi estiveram muito activos e um deles, o estreante Igor Anton, de 23 anos, a menos de cinco quilómetros da meta assumiu o comando da corrida e partiu para uma vitória a todos os títulos excepcional.
Tudo isto enquanto o camisola dourada Alejandro Valverde, no despique com os seus rivais, respondia, com autoridade, aos sucessivos ataques de Vinokourov e Sastre, com Samuel Sanchez vigilante, para, no ‘sprint’ da chegada do quarteto, o líder se impor ao cazaque, que subiu de 4.º para 2.º, mas perdeu quatro segundos, e está com o mesmo tempo de Carlos Sastre.
Aliás, Valverde ganhou tempo a todos, graças à bonificação, e ficou numa situação bastante mais confortável para enfrentar as dificuldades que aí vêm.
O português Sérgio Paulinho, cuja missão consiste em ajudar Vinokourov na batalha pela vitória na ‘Vuelta’, veio a terminar a etapa em 31.º a 5m 44s do vencedor, tendo descido quatro lugares na geral de 14.º para 18.º, com mais 13m 54s que o líder.
A etapa de hoje, com 166,7 km, entre Adra e Granada, os ciclistas vão encontrar mais três montanhas andaluzas, uma de 3.ª categoria (Lanjarón) e duas de 1.ª (Albondón e Monachil), onde Valverde, por certo, voltará a enfrentar mais ataques dos seus rivais.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)