Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
6

Vanessa arrasa no europeu

Vanessa Fernandes arrecadou ontem no Campeonato da Europa de Triatlo, que está a decorrer em Copenhaga (Dinamarca), a quarta medalha de ouro consecutiva.
1 de Julho de 2007 às 00:00
Vanessa Fernandes ladeada pela suíça Nicolae e a austríaca Kate
Vanessa Fernandes ladeada pela suíça Nicolae e a austríaca Kate FOTO: Grabner / Epa
A triatleta, natural de Perosinho e com 22 anos de idade, venceu a prova de elites femininas sem grandes dificuldades e continua a amealhar medalhas de ouro, depois de já se ter sagrado campeã mundial de dualto neste ano. A supremacia da atleta portuguesa ficou bem patente nos 46 segundo de vantagem com que terminou em relação à segunda classificada Kate Allen (Áustria), tendo terminado com o registo de 2,02,36 horas (1,5 km de natação, 40 km de ciclismo e 10 km de corrida).
“Fiquei um pouco surpreendida, pois esperava fazer o atletismo na companhia da Kate. Se isso acontecesse os tempos se calhar melhoravam”, revelou Vanessa, esclarecendo que: “As pessoas acham que é fácil, mas não o é. Quatro títulos consecutivos já é bom. Esta vitória é de todos. Dos meus companheiros de equipa, dos meus pais e família que fizeram questão de acompanhar-me nesta prova.”
A medalha de bronze acabou por sorrir à suíça Nicola Spirig.
Também a jovem portuguesa Anaís Moniz, de 18 anos, participou no campeonato e alcançou a 24.ª posição com o tempo de 2,09,19 horas, conseguindo obter mais uns pontos rumo ao tão desejado apuramento para os Jogos Olímpicos.
Na competição masculina, o campeão nacional Bruno Pais ficou no 10.º lugar, piorando em relação à edição de 2006, onde terminou em sexto. A medalha de ouro coube ao espanhol Javier Gomez.
Mais discretos estiveram Duarte Marques, foi 13.º, e João José Pereira que terminou em 44.º.
Hoje disputam-se as provas por equipas, com as Elites femininas (16h00) e Elites masculinas (18h00).
JÚNIOR JOÃO SILVA DE BRONZE
O português João Silva conquistou ontem a medalha de bronze no Campeonato da Europa de triatlo de juniores, que se realizam em Copenhaga (Dinamarca).
O atleta do Belenenses somou mais um pódio depois de se ter sagrado Campeão da Europa de duatlo, em Edimburgo, há duas semanas, terminando no terceiro posto atrás do inglês Alistair Bronwlee (completou a tirada em 56.25 minutos) e do francês Aurélien Raphael.
Relativamente aos restantes portugueses em prova, destaque para o 11.º lugar para Miguel Arraiolos (terminou a 1.06 minutos do líder), enquanto José Estrangeiro (a 2.51) e Vítor Pessoa (a 3.33) foram 31.º e 42.º, respectivamente.
Na competição feminina, Joana Marques foi a melhor atleta portuguesa em prova, terminando no 21.º posto, a 2.45 minutos da vencedora, a inglesa Hollie Avril (completou o traçado com um tempo de 1:01.07 horas). Destaque ainda para Bárbara Clemente que foi 25.ª (a 3.37 minutos), Mariana Costa, 30.ª (4.45), e Filipa Ferreira, 32.ª (5.50).
Ver comentários