Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
5

Veiga quer SAD em tribunal

José Veiga quer que a Sporting SAD seja constituída arguida no âmbito do julgamento relativo à transferência de João Vieira Pinto do Benfica para o Sporting (Julho de 2000), que ontem foi adiado para o dia 16 de Abril.
24 de Janeiro de 2012 às 01:00
José Veiga é acusado de fraude fiscal
José Veiga é acusado de fraude fiscal FOTO: DR

O ex-agente FIFA, acusado de fraude fiscal e branqueamento de capitais – tal como o ex-futebolista –, viu um primeiro recurso nesse sentido ser recusado, mas Pedro Correia, advogado do empresário, decidiu recorrer da decisão junto do Tribunal da Relação de Lisboa e aguarda agora um parecer final.

A defesa do arguido considera ainda que existe outra nulidade no processo: o facto de Veiga ter sido detido e ouvido por alegada burla e abuso de confiança, em 2006, estando agora acusado de branqueamento de capitais e fraude.

No entanto, o adiamento do início do julgamento, agendado para ontem, nada teve a ver com esta situação, mas sim com o facto de Veiga e João Pinto (Luís Duque e Rui Meireles são os outros arguidos no processo) terem solicitado documentos à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários e à Sporting SAD, a que ainda não tiveram acesso.

Em causa está um alegado prémio de assinatura, no valor de 3,4 milhões de euros, omitido no contrato entre as partes, e que terá lesando o Estado no valor correspondente ao imposto a cobrar.

O Ministério Público pede uma indemnização cível no valor total de 678 490, 23 euros.

João Pinto José Veiga julgamento
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)