Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
2

Vercauteren reencontra Benfica com quem nunca perdeu

Franky Vercauteren vai reencontrar o Benfica quase 30 anos após a conquista da Taça UEFA pelo Anderlecht, em dois jogos que se saldaram numa vitória e num empate para a equipa do então futebolista belga.
7 de Dezembro de 2012 às 09:41
Franky Vercauteren vai reencontrar o Benfica quase 30 anos após a conquista da Taça UEFA pelo Anderlecht
Franky Vercauteren vai reencontrar o Benfica quase 30 anos após a conquista da Taça UEFA pelo Anderlecht FOTO: d.r.

A vitória na edição de 1982/83 daquela competição europeia é um dos marcos da carreira futebolística do actual técnico "leonino", que foi titular na vitória em Bruxelas (1-0), na primeira mão, e no empate (1-1), duas semanas depois, na Luz, perante os "encarnados", na altura orientados pelo sueco Sven-Goran Eriksson.

No dia 04 de maio de 1983, o antigo Estádio de Heysel foi o palco do primeiro jogo da final, resolvido com um golo solitário do dinamarquês Kenneth Brylle, aos 29 minutos.

A segunda mão, disputada a 18 de maio, em Lisboa, começou por "sorrir" às "águias", graças ao tento de Shéu, aos 36 minutos, mas dois minutos depois o espanhol Juan Lozano restabeleceu a igualdade e garantiu a quinta taça europeia para o Anderlecht.

Estes são, de resto, os únicos jogos em que Vercauteren, de 56 anos, defrontou o Benfica enquanto jogador ou treinador principal, ainda que os caminhos se tenham voltado a cruzar no início da temporada 2004/05, quando o belga ocupava o cargo de adjunto de Hugo Broos no Anderlecht.

A terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões foi o mote para o reencontro, que voltaria a "sorrir" à formação de Bruxelas, ao vencer a segunda mão por 3-0, depois da derrota por 1-0, na Luz.

O encontro entre Sporting e Benfica, da 11.ª jornada da I Liga portuguesa, está marcado para segunda-feira, às 20h15, no Estádio de Alvalade.

VercauterenFutebol Sporting Benfica
Ver comentários