Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
7

VIEIRA LIDERA SONDAGENS

Luís Filipe Vieira lidera todas as sondagens. Apesar do candidato da Lista A afirmar que “a única sondagem que interessa é a do dia das eleições”, a verdade é que a sondagem CM/Aximage revela um domínio avassalador de Vieira, quer entre a totalidade dos inquiridos, quer entre simpatizantes do Benfica.
23 de Outubro de 2003 às 00:00
Luís Filipe Vieira
Luís Filipe Vieira FOTO: d.r.
A “Dinâmica de Vitória” revela que os benfiquistas apoiantes de Jaime Antunes e Guerra Madaleno acreditam mais na vitória de Luís Filipe Vieira do que na do seu candidato. Quanto à questão “Para presidente do Benfica prefere?”, Vieira lidera entre os benfiquistas com 54,5 por cento, seguido por Antunes (11,6) e Guerra Madaleno (2,5). Curiosamente, na totalidade das entrevistas – e comparando com a sondagem de 2 de Outubro –, Vieira desceu de 46,2 para 42,7 por cento. Contudo, o mesmo aconteceu com Jaime Antunes, mas de 17,1 para 13,3 por cento. Em sentido inverso verifica- -se a subida dos sem opinião.
Independentemente das preferências de cada inquirido, existe a convicção de que será mesmo Vieira a ganhar (60,2 por cento), seguido de Antunes (8,9) e, por fim, Guerra Madaleno (2,3). Os ‘indecisos’ (sem opinião) representam uma fatia de 28,6 por cento.
FICHA TÉCNICA
Objecto: Presidência do Benfica.
Universo: eleitores residentes em Portugal em lares com telefone fixo.
Amostra: aleatória estratificada por voto legislativo, região, habitat, sexo, idade, instrução e actividade, com 601 entrevistas telefónicas (342 mulheres).
Composição: Proporcional pelas variáveis de estratificação.
Respostas: Taxa de resposta de 86,5 por cento. Desvio-padrão máximo de 0,020.
Realização: 15 a 16 de Outubro de 2003, para o Correio da Manhã pela Aximage, com a direcção técnica de Jorge de Sá e Luís Reto.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)