Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
9

Vieira longe do presidente dos dragões

Dirigente máximo das águias viaja para o Porto no sábado no banco da frente do autocarro da equipa.
28 de Abril de 2010 às 00:30
Luís Filipe Vieira vai ao Dragão com mais sete dirigentes do Benfica,  que irão sentar-se na tribuna de honra
Luís Filipe Vieira vai ao Dragão com mais sete dirigentes do Benfica, que irão sentar-se na tribuna de honra FOTO: João Cortesão

Luís Filipe Vieira vai ao Dragão apoiar a equipa do Benfica, mas irá ficar longe de Pinto da Costa no Estádio do Dragão. O Correio da Manhã sabe que o líder dos encarnados não pretende sequer aproximar-se do local onde o presidente dos portistas se irá sentar.

Embora se mostre determinado em estar ao lado dos jogadores (no sábado viaja para o Porto no banco da frente do autocarro da equipa), Vieira não esquece as polémicas que os dois clubes têm mantido nos últimos anos. Ainda há pouco mais de duas semanas afirmou publicamente que com ele à frente dos destinos das águias as relações com os azuis-e-brancos não serão normalizadas enquanto Pinto da Costa permanecer no cargo que ocupa há mais de 25 anos.

Contudo, as relações tensas entre os dois líderes não permitem que o lado institucional seja esquecido. Nesse âmbito, está previsto que oito dirigentes do Benfica, correspondentes ao números de convites enviados para a Luz, se sentem no camarote presidencial, em representação do Benfica. Mas também longe de Pinto da Costa.

No jogo da primeira volta, no Estádio da Luz, que o Benfica venceu, por 1-0 (golo de Saviola), Pinto da Costa sentou--se no camarote presidencial, mas ao lado do ex-futebolista e agora dirigente do FC Porto Vítor Baía, num lugar bem longe de Luís Filipe Vieira, com quem não chegou a trocar palavras ou sequer a cumprimentar.

APONTAMENTOS

MAXI E SAVIOLA DE VOLTA

Maxi Pereira e Javier Saviola correm para a titularidade no clássico. Os jogadores estão agora com mais nível competitivo e Jesus deverá lançá-los de início.

ESTRATÉGIA A AFINAR

Ultrapassada a segunda folga no espaço de três dias, Jesus vai intensificar hoje a preparação da estratégia para jogo com os dragões. Apenas 15 minutos vão estar abertos à imprensa. Oscar Cardozo vai continuar entregue ao departamento médico.

O OLHAR DO ADEPTO: QUAL O ÁRBITRO MAIS INDICADO PARA DIRIGIR O CLÁSSICO?

'Talvez o Olegário Benquerença, pela experiência e visibilidade internacional, apesar de por vezes cometer erros que não se percebem. Mas hoje em dia um árbitro assistente pode influenciar tanto ou mais o decurso de um jogo do que um árbitro principal. O ideal mesmo seria Collina, mas esse já está retirado. Espero é que ninguém fale do árbitro no final do jogo, pois isso seria sinal que uma das equipas ganharia pela força do seu futebol.': HERNÂNI GONÇALVES, FC PORTO

'Carlos Calheiros! Sem dúvida, Calheiros seria o árbitro indicado para se associar ao evento. Já está retirado das lides, mas se lhe fosse proporcionado, por engano de facturação da agência Cosmos, um período de férias no Brasil, certamente que se apresentaria na sua melhor forma. Augusto Duarte também era uma boa opção agora que já sabe tão bem o caminho para casa do 'presidente, genial, presidente'. Ou o árbitro da 'fruta'… Enfim, qualquer um serve.': LEONOR PINHÃO, SL BENFICA

GAITÁN CUSTA 11,2 MILHÕES

O diário ‘Olé’, um dos que têm maior tiragem em Buenos Aires e em toda a Argentina, assegura na sua edição de ontem que Boca Juniores e Benfica chegaram a acordo para a transferência de Nicolás Gaitán, de 21 anos, por 11, 25 milhões de euros. Gaitán é meio-ofensivo e, além das águias, era pretendido por Ajax, Newcastle e Almeria. Segundo o ‘Olé’, o jogador 'preferiu' jogar nos encarnados.

JESUALDO ESTARÁ NO BANCO 'AZUL'

Jesualdo Ferreira estará no banco diante do Benfica, segundo o mapa de castigos divulgado ontem pela CD da Liga. O técnico do FC Porto, expulso frente ao V. Setúbal, no sábado, foi punido com uma advertência e multa de 500 euros. Já o avançado Falcão foi suspenso por um jogo, por ter visto o quinto amarelo no embate com os sadinos, que os dragões venceram por 5-2.

SEGURANÇA CUSTA 18 MIL €

O FC Porto terá de pagar à PSP perto de 18 mil euros pela operação de segurança do encontro que pode dar o título ao Benfica, no domingo , no Estádio do Dragão. A PSP do Porto, como o CM noticiou na segunda-feira, deverá disponibilizar perto de 700 agentes, que irão vigiar de perto o clássico, dentro e fora do estádio dos portistas. Contudo, nem todos os elementos policiais serão remunerados.

Ao que o CM apurou, apenas os agentes que forem requisitados para trabalhar (cerca de 300) fora da escala de serviço receberão o policiamento gratificado. Ao contingente policial, comandado pelo oficial comandante da 4ª Divisão do Porto, juntar-se-ão ainda 86 spotters da PSP de Lisboa para acompanhar as claques do Benfica, que seguirão para o Porto em dois comboios.

SAIBA MAIS

700

agentes, de várias divisões do comando da PSP do Porto, farão a segurança ao jogo.

86

spotters, ou acompanhantes de claques, viajam com as claques do Benfica.

 7

horas de trabalho é a média necessária para que cada agente receba o gratificado.

NOTAS

CARDOZO: TRABALHO NA FOLGA

Cardozo fez ontem tratamento ao traumatismo e entorse no joelho esquerdo com o fisioterapeuta Telmo Firmino. O goleador do Benfica não quer perder o embate com o FC Porto, no domingo

DIZ O PAI: FALCÃO ESTÁ TRISTE

'Falei com Falcão no final do jogo com o V. Setúbal e ele estava muito triste. O amarelo foi uma injustiça grande', disse ontem o pai do avançado, que não defronta o Benfica, por castigo

REGRESSO: MEIRELES EM PLENO

Raul Meireles treinou ontem sem limitações. O médio apenas tinha feito tratamentos desde o jogo com o V. Setúbal (5-2), no sábado, devido a problemas musculares

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)