Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
9

Vieira no Parlamento Europeu

Luís Filipe Vieira vai destacar hoje no Parlamento Europeu (PE), em Bruxelas, na Bélgica, a importância do Benfica junto dos emigrantes e o papel que o clube tem vindo a desempenhar na dinamização do desporto nacional fora de Portugal.
12 de Fevereiro de 2008 às 00:30
Eusébio, a judoca Telma Monteiro e os vice-presidentes Sílvio Cervan e Alcino António acompanham o presidente encarnado durante a inauguração (18h30) da exposição ‘Mais de 100 anos de Lenda’ que, a partir desta tarde e até quinta-feira, estará patente no Espace Bar do Parlamento Europeu.
No discurso que vai proferir, Vieira irá agradecer o apoio que os emigrantes têm dado ao Benfica, sempre que a equipa joga para as competições europeias ou faz estágios fora de Portugal, e prometer mais empenho das casas do clube.
A ideia da exposição do clube da Luz em Bruxelas partiu dos eurodeputados Ribeiro e Castro (CDS) e Manuel dos Santos (PS). Segundo o político democrata-cristão, a ideia partiu de dois benfiquistas, frisando que o desporto “passa a integrar as competências comunitárias com uma provisão no Tratado de Lisboa”.
Entre os objectos expostos estarão as botas de Ouro conquistadas por Eusébio em 1967/68 e 1972/73, bem como as duas Taças dos Campeões Europeus que o clube ganhou em 1960/61 (3-2, ao Barcelona) e 61/62 (5-3, frente ao Real Madrid). No Parlamento Europeu estarão em exposição uma camisola e um par de botas utilizadas pelo fundador e ex-futebolista dos encarnados, Cosme Damião.
Durão Barroso, presidente do PE e adepto do Sporting, já informou a direcção do Benfica que não pode estar presente na inauguração da exposição devido a compromissos oficiais, mas assegurou que se fará representar por um assessor.
CAMACHO COMENTADOR
Entretanto, José António Camacho foi convidado pelo canal de televisão espanhol Cuatro para comentar os jogos da selecção orientada por Luis Aragonés no Euro’2008, que decorre na Áustria e na Suíça entre os dias 7 e 29 de Junho. De acordo com o jornal ‘Sport’, de Barcelona, o técnico do Benfica também terá sido desafiado para analisar todos os jogos do Europeu, proposta que já terá aceitado.
Camacho é um dos treinadores apontados para suceder a Aragonés no comando da selecção de Espanha, após o Euro’2008.
NUREMBERGA DESPEDE TÉCNICO
O Nuremberga despediu o treinador Hans Meyer “na sequência da actual situação desportiva do clube”. Em comunicado, os dirigentes do clube, que na quinta--feira defronta o Benfica, na Luz, em jogo a contar para os 16-avos-de-final da Taça UEFA, anunciam ainda estar em negociações com Thomas van Heesen, antigo treinador do Bielefeld, para substituir Meyer, de 65 anos.
O Nuremberga é o actual 16.º e antepenúltimo classificado na Bundesliga, com 16 pontos em 19 jornadas, e no passado fim--de-semana empatou (1-1) diante do Hansa Rostock. Os alemães devem chegar a Lisboa amanhã (13h00), têm agendada uma conferência de imprensa para as 18h00 na Luz e, uma hora depois, treinam no Estádio da Luz, palco do jogo.
Apesar das lesões dos dois médios criativos, o bósnio Zvjezdan Misimovic e o eslovaco Marek Mintal, o conjunto alemão chega a Lisboa com o ‘reforço’ Koller, avançado internacional pela República Checa, e com o carrasco de Portugal no Euro’2004 (marcou o golo da vitória na final) o grego Angelos Charisteas.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)