Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
6

Vieira quer segurar Simão no Benfica

Luís Filipe Vieira não quer deixar sair Simão Sabrosa do Benfica e, segundo o CM apurou, irá até ao limite para segurar a principal figura da equipa. Aos 27 anos, e após seis temporadas na Luz, o capitão, sabe o CM, entende ter chegado o momento de rumar a uma liga mais competitiva, com Inglaterra e Espanha a surgirem no topo das preferências.
30 de Maio de 2007 às 00:00
Percurso. Formado nas escolas do Sporting, Simão Sabrosa chegou à equipa principal dos leões e destacou-se, rumando ao Barcelona em 1999. Não vingou e regressou a Portugal em 2001, para o Benfica, onde venceu uma Taça (2004) e um campeonato (2005) afirmand
Percurso. Formado nas escolas do Sporting, Simão Sabrosa chegou à equipa principal dos leões e destacou-se, rumando ao Barcelona em 1999. Não vingou e regressou a Portugal em 2001, para o Benfica, onde venceu uma Taça (2004) e um campeonato (2005) afirmand FOTO: António Cotrim / Epa
Em Março passado, o jogador renovou o seu contrato com o Benfica até 2012, tendo visto as suas condições serem melhoradas. Mas sempre que lhe foi perguntado se a renovação significava que terminaria a carreira no Benfica, Simão... fechou-se em copas.
Certo é que a vontade de Simão de rumar ao estrangeiro esbarra no firme propósito do presidente do clube, que considera a permanência do jogador prioridade absoluta tendo em vista os desafios da próxima temporada.
Há duas épocas sem conseguir vencer títulos, o Benfica parte para a nova temporada fortemente pressionado e praticamente obrigado a ganhar. Vieira tem noção dessa realidade e teme que a saída da ‘jóia da coroa’ possa comprometer de forma irreparável os objectivos do clube. Vieira já prometeu investir os 20 milhões de euros conseguidos através do empréstimo obrigacionista no reforço da equipa de futebol.
LIVERPOOL OUTRA VEZ
A intenção do presidente é manter os principais jogadores da equipa, com Simão à cabeça. Uma ideia que ficou evidente quando o presidente assumiu que o Benfica “está comprador e não vendedor”.
O problema é que os ‘tubarões’ do futebol europeu estão atentos a Simão, que voltou a realizar uma época notável.
E o Liverpool parece preparar-se para voltar à carga pelo internacional português, depois de uma primeira tentativa ter fracassado em Janeiro de 2006. Na altura, os ‘reds’ ofereciam 18 milhões de euros ao Benfica pela contratação do extremo, que chegou a estar dentro de um avião prestes a rumar a Inglaterra quando o negócio abortou por intransigência de Vieira, que exigiu até ao fim 20 milhões de euros pela saída do capitão.
O presidente acabou por prometer a Simão que o deixaria sair quando nova proposta surgisse. O Valência foi o senhor que se seguiu e Vieira cumpriu o prometido. No defeso de 2006, o clube ‘che’ chegou mesmo a acordo com o Benfica para a transferência do jogador, que viajou para Espanha com o presidente para fechar o negócio. Mas, também neste caso, a transferência abortou, desta feita porque Simão e o Valência não chegaram a acordo em relação aos salários do jogador. Agora, fala-se de novo no interesse do Liverpool, tendo o director-desportivo Rick Parry admitido a possibilidade de o avançado Djibril Cissé rumar à Luz como moeda de troca. Vieira é que não estará para aí virado.
JOSÉ VEIGA E BERTOLUCCI REUNIDOS
José Veiga, que oficialmente não regressou ao Benfica mas já está a preparar a próxima época do clube, esteve ontem reunido em Lisboa com o empresário brasileiro Giuliano Bertolucci, apurou o CM, para tratar das situações de David Luiz e Luisão. À hora do fecho desta edição ainda não havia fumo branco quanto à definição do futuro dos dois atletas, mas tudo apontava para a continuidade de ambos na Luz. David Luiz esteve emprestado esta época aos encarnados e convenceu Fernando Santos. O Benfica deverá accionar a cláusula de opção que lhe permitirá contratar o atleta a título definitivo, mediante o pagamento de um milhão de euros. Quanto a Luisão, o interesse da Juventus não é novo mas o jogador já disse que pretende continuar. Contudo, o seu empresário Giuliano Bertolucci afirmou recentemente que o ciclo de Luisão no Benfica terminou. Uma aparente contradição de discursos que deverá ficar esclarecida nas próximas horas.
NOTAS
ZORO: "É UM DESAFIO"
O defesa marfinense Marc Zoro regressou ontem a Itália após ter assinado por quatro anos pelo Benfica. “Será um desafio. O Benfica é a equipa do Mundo com mais adeptos”, disse.
MICCOLI À ESPERA
A saída do treinador Didier Deschamps da Juventus vai atrasar a definição do futuro de Miccoli, que tem contrato com o clube de Turim. O jogador já regressou a Itália.
ACÇÕES DESCEM
As acções da Benfica SAD desvalorizaram 33,2 por cento no final da primeira semana de negociações na Bolsa de Lisboa. As acções começaram a 5 euros e agora valem 3,34 euros.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)