Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
6

Voltas podem sair do circuito ProTour

Mantém-se o conflito entre as três grandes ‘Voltas’ e a UCI por desacordo quanto às condições de adesão ao ProTour, pelo que nada está definido relativamente ao programa competitivo para a próxima temporada.
29 de Novembro de 2005 às 00:00
‘Tour’, ‘Giro’ e ‘Vuelta’ sem medo de afrontar a UCI
‘Tour’, ‘Giro’ e ‘Vuelta’ sem medo de afrontar a UCI FOTO: Geron Breloer/EPA
Reunidos recentemente em Paris, a fim de participarem na assembleia anual da Associação Internacional de Organizadores, os mais altos responsáveis pelo ‘Giro’ (Itália), ‘Tour’ (França) e ‘Vuelta’ (Espanha) recusaram a proposta da UCI de continuarem com o acordo estabelecido para a época de 2005.
Recorde-se que a UCI tinha fixado aos organizadores das três mais importantes ‘Voltas’ a data de 22 do mês em curso para decidirem se continuariam ou não a integrar o calendário do ProTour, o circuito criado este ano com a participação das 20 principais equipas e a inclusão das 27 corridas de maior prestígio.
Como a resposta dos ‘três grandes’ foi negativa, Pat McQuaid, novo presidente da UCI, admitiu a criação de “um calendário internacional diferente”.
A situação é delicada, pois os três grandes organizadores representam onze das 27 provas do ProTour e o acordo que fizeram com a UCI, aceitando as regras, era válido apenas para 2005.
Devido a este conflito, que tem vindo a lançar sérias dúvidas sobre o futuro do circuito ProTour, nada está ainda definido quanto ao calendário para 2006, em risco de ser gravemente amputado das suas corridas mais importantes.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)