Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
5

Volvo Ocean Race: Groupama vence regata costeira de Lisboa

O Groupama venceu este sábado a regata costeira de Lisboa da Volvo Ocean Race em vela e aumentou para oito pontos a vantagem sobre os espanhóis do Telefonica na classificação geral.
9 de Junho de 2012 às 15:25
Groupama venceu a regata costeira de Lisboa da Volvo Ocean Race em vela
Groupama venceu a regata costeira de Lisboa da Volvo Ocean Race em vela FOTO: MIGUEL A. LOPES / LUSA

A equipa de Franck Cammas soma 189 pontos contra os 181 do Telefonica, de Iker Martinez, tendo precisado de 61.22 minutos para completar o percurso em vaivém entre Pedrouços e o Terreiro do Paço e uma "banana" mais pequena quase em frente à Torre de Belém.

O Puma ficou na segunda posição da "in-port-race" de Lisboa, com mais 22 segundos e cinco pontos, seguido do CAMPER, a 1.08 minutos e quatro pontos, Abu Dhabi, a 1.46 e três pontos, Team Sanya, a 3.28 e dois pontos, e Telefonica, a 4.17 e um ponto.

Na classificação geral, o Groupama lidera com 189 pontos, o Telefonica soma 181, o Puma 176, o CAMPER 166, o Abu Dhabi 107 e o Sanya 34.

A regata foi disputada com vento médio de sudeste (16 a 18 nós), tendo proporcionado imagens de rara beleza, com a zona histórica de Lisboa em pano de fundo, enquadrada pelo Cristo Rei, a Ponte 25 de Abril e dezenas de embarcações, entre as quais os navios escola Sagres e Creoula.

A oitava regata oceânica da Volvo Ocean Race inicia-se domingo, pelas 13.00 em direcção a Lorient, França, numa distância de 1.940 milhas náuticas. A prova termina a 7 de Julho em Galway, Irlanda.

Vela Volvo Ocean Race regata costeira Groupama Telefonica Franck Cammas
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)