Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto

Xandão: “Depende de mim ter sucesso no Sporting”

O defesa-central Xandão, ontem apresentado como reforço do Sporting, elogiou o novo clube e frisou que só se responsabilizará a si pelo futuro nos leões. "O Sporting é um bom clube para se jogar. Não tenho dúvidas de que vou ter todas as condições para ter sucesso. Agora só depende de mim", afirmou.
6 de Janeiro de 2012 às 01:00
Xandão quer deixar a sua marca no Sporting
Xandão quer deixar a sua marca no Sporting FOTO: Pedro Simões/Record

O brasileiro adiantou ainda que está determinado em deixar a sua marca no clube fundado por José Alvalade, em 1906.

"Estou muito honrado e feliz por ter chegado ao Sporting. O meu objectivo é escrever o meu nome na história do clube e sei que para o fazer tenho de conquistar títulos importantes pelo clube", disse o atleta de 23 anos proveniente do São Paulo e que foi emprestado aos leões durante 18 meses pelo Desportivo do Brasil (clube detentor de 85 por cento do passe do atleta), ficando o Sporting com direito de opção de três milhões de euros.

Confrontado com o facto de não ter triunfado no clube paulista, Xandão justificou: "Nos dois anos que actuei no São Paulo, realizei 77 partidas. Fiz mais de metade dos jogos que uma equipa brasileira joga por temporada."

"Apesar disso, não tive a condição de ser considerado titular absoluto. O São Paulo trocou muitas vezes de treinador e sempre que tinha uma boa sequência, chegava outro que tinha as suas opções. Foi por esse motivo que não tive essa prova constante", acrescentou Xandão, esclarecendo que não pode ser opção para o clássico frente ao FC Porto. "Estou há trinta dias sem actividade. Gostaria muito de me estrear numa partida assim, mas tinha de ter chegado um pouco antes para estar em condições. Assim só vou poder assistir da bancada, mas vou ficar a torcer por mais um passo para a liderança."

PERFIL

Alexandre Luiz Reame (Xandão) nasceu em Araçatuba (São Paulo) a 23/02/1988 (23 anos). Iniciou a carreira de jogador no Guarani, tendo depois passado pelo At. Parananense, Desportivo, Fluminense, Grêmio Barueri e São Paulo, clube onde alinhou nas duas últimas épocas.

"PRESSÃO? TODOS TÊM AS SUAS RESPONSABILIDADES"

Vítor Pereira assumiu ontem que só pensa em "vencer" o Sporting para segurar a liderança" da Liga, mas fez questão de dividir a pressão pelas duas equipas. "Preparámo-nos bem para o clássico e sabemos o que queremos. Pressão do nosso lado? Não é assunto. Queremos os três pontos e o Sporting também. Todos têm as suas responsabilidades."

Confrontado com a possibilidade de afastar o Sporting da luta pelo título, foi taxativo: "É uma questão que não me diz respeito e faltam muitos jogos para o final."

Depois, reconheceu que uma vitória deixará os leões "a uma distância considerável do primeiro lugar", frisando, porém, que "essa questão terá de ser colocada a Domingos Paciência". "A nós, compete-nos fazer um bom jogo e conquistar os três pontos", reforçou.

Ainda sobre o clássico, afirmou esperar "um jogo de qualidade" e desejou que o FC Porto "mantenha o nível que teve nos últimos jogos antes da paragem".

Por fim, mostrou-se "confiante" na utilização de Djalma, que pediu dispensa do estágio de Angola (preparação da Taça das Nações Africanas).

O OLHAR DO ADEPTO

Pedro Proença é a escolha indicada para o clássico de amanhã em Alvalade?

JOÃO BRAGA, SPORTING

Já há alguns anos que venho opinando, inclusive neste espaço, ser Pedro Proença um dos melhores árbitros portugueses dos últimos tempos. Respeita os jogadores, não é viciado em cartões, mostra conhecer bem as leis do jogo e aplica-as com isenção. Já errou? Claro que sim, como todos nós, mas não de forma a levantar suspeitas. É o juiz certo para qualquer jogo de risco.

HERNÂNI GONÇALVES, FC PORTO

Pedro Proença é um conceituado árbitro português e de nível internacional. Na minha opinião, reúne todas as condições para apitar o clássico, porque é técnica e fisicamente muito evoluído. Aprecia e julga bem os lances em ‘momento on--line'. Perante a responsabilidade do jogo e as expectativas que o mesmo contém, estou convencido de que é uma excelente nomeação.

SPORTING FC PORTO CLÁSSICO XANDÃO
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)