Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
2

ZABEL MAIS FORTE NO SPRINT

Como se esperava a etapa de ontem foi discutida pelos 'sprinters' e, ao cabo dos 199,5 km do percurso plano entre Forges-Les-Eaux, o alemão Erik Zabel (Telekom), levou a melhor no despique com o espanhol campeão do mundo, Óscar Freire (Mapei) e com o australiano Mc Ewen (Lotto), qualquer deles já vencedores de etapas e sempre candidatos às vitórias parciais.
12 de Julho de 2002 às 22:50
E como também era esperado, uma vez que a chegada se registou em pelotão compacto, em relação ao qual apenas três elementos perderam tempo (cerca de 12 minutos), nada mudou no panorama da corrida.

Igor Galdeano manteve a amarela e todos os outros homens da Once conservaram as mesmas posições e as mesmas diferenças de tempo, com José Azevedo firme no 8.º lugar.

A história da etapa foi feita por duas quedas e duas fugas em grupo, ambas anuladas. A primeira fuga ocorreu ao Km 77, com dez corredores, mas uma aliança entre a Telekom e a Bonjour resolveu a situação.

A segunda fuga iniciou-se ao quilómetro. 115, por iniciativa de Zaballa (Kelme) ao qual se juntaram mais cinco elementos entre os quais o combativo Jacky Durand, mas desta vez Once, Lotto, Mapei e Crédit Agrícole juntaram forças e garantiram a chegada em pelotão a partir dos derradeiros 12 km

Mas a etapa foi ainda caracterizada por duas quedas colectivas. Desde que o 'Tour' partiu do Luxemburgo, já não sabemos quantas vezes os corredores foram ‘’à terra’’.

A queda de ontem, que voltou a arrastar mais de duas dezenas de ciclistas, é daquelas que não tem uma explicação plausível, visto que não choveu, a estrada não era estreita e tudo aconteceu numa recta.

O que é facto é que raramente aparecem envolvidos nestes acidentes corredores da linha da frente, o que acontece precisamente porque esses homens estão permanentemente na vanguarda do pelotão. Contudo, para Armstrong e sua escolta, essa estratégia não é suficiente. Os homens da US Postal tomam ainda outras cautelas, sendo todos os dias escalados dois ou três dos seus 'guarda-costas' para o protegerem desse risco, colocando-se à sua volta, na frente e de lado, a fim de evitar qualquer percalço. Ontem, dos oito atingidos, a principal vítima foi Alexandr Shefer (Alessio), que teve de ser evacuado para o hospital de Alençon, com múltiplos ferimentos na cabeça.

Hoje disputa-se a 7.ª etapa, com 176 km, entre Bagnoles-de-L'Orne e Avranches.

Classificações - Etapa: 1º Erik Zabel (Telekom), 4:23.07 horas (média de 45,493 km/h); 2º Oscar Freire, (Mapei), m.t; 3º Robbie McEwen (Lotto), m.t; 4º Jan Svorada (Lampre), m.t; 5º Serguei Ivanov, Rus (Fassa Bortolo), m.t; ...; 130º José Azevedo (ONCE), m.t. Geral: 1º Igor Galdeano (ONCE), 23:29.03 horas; 2º Joseba Beloki (ONCE), a 4 segundos; 3º Lance Armstrong (US Postal), a 7; ...; 8º José Azevedo, Por (ONCE), a 28.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)