Barra Cofina

Correio da Manhã

Euro 2020

Centro de Prevenção e Controlo de Doenças vai monitorizar Euro2020

"Relatórios serão fornecidos semanalmente", lê-se num comunicado o organismo.
Lusa 11 de Junho de 2021 às 16:49
Testes à Covid-19
Testes à Covid-19
O Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) vai monitorizar o Euro2020 de futebol e divulgar relatórios semanais sobre o estado da pandemia da Covid-19 no continente durante o torneio, anunciou esta sexta-feira o organismo.

"Para manter o campeonato seguro, o ECDC iniciou várias atividades de inteligência epidémica em 04 de junho e que continuará até 16 de julho, ou seja, uma semana antes e uma semana depois do evento. Os relatórios serão fornecidos semanalmente", lê-se num comunicado o organismo.

O ECDC espera um total de 460 mil adeptos nos estádios nos 51 jogos que vão ser disputados em 11 países e lembrou que todos os espetadores só terão acesso aos recintos caso já tenham sido vacinados, com um teste negativo ou se já foram infetados pelo novo coronavírus no passado.

"Tenho a certeza de que muitos na Europa estão ansiosos pelo Euro2020 e para apoiar as suas seleções nos estádios. É importante lembrar que a pandemia ainda não acabou. Devemos permanecer vigilantes a qualquer aumento de infeções e, por isso, o ECDC fará a sua parte com o aumento das atividades de inteligência epidémica antes, durante e depois do torneio, num esforço para manter todos seguros", explicou a presidente Andrea Ammon.

O Euro2020, adiado um ano devido à pandemia da covid-19, arranca hoje, com o jogo inaugural entre Turquia e Itália, em Roma, e termina a 11 de julho, com a final no Estádio do Wembley, em Londres.

Portugal, que foi sorteado no Grupo F, com Alemanha, França e Hungria, vai defender o título conquistado há cinco anos, no Euro2016.

Mais informação sobre a pandemia no site dedicado ao coronavírus - Mapa da situação em Portugal e no Mundo. - Saiba como colocar e retirar máscara e luvas - Aprenda a fazer a sua máscara em casa - Cuidados a ter quando recebe uma encomenda em casa. - Dúvidas sobre coronavírus respondidas por um médico Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24
Ver comentários