Barra Cofina

Correio da Manhã

Euro 2020

Cerimónia de abertura do Euro 2020 com U2 num estádio virtual

Mítica banda associou-se ao DJ Martin Garrix para filmar uma atuação que recria o Olímpico de Roma num formato 3D.
João Moniz 11 de Junho de 2021 às 09:09
Milhões de partículas de luz ajudam a formar um Olímpico de Roma em 3D
Milhões de partículas de luz ajudam a formar um Olímpico de Roma em 3D FOTO: Direitos Reservados
Com a Covid a impedir a concentração das centenas de pessoas que normalmente abrilhantam uma cerimónia de abertura da fase final de um Europeu, a UEFA decidiu apostar numa atuação virtual dos U2 com recurso a tecnologia de ponta.

A mítica banda de rock compôs e gravou a canção oficial do Euro 2020 em colaboração com o DJ e produtor musical Martin Garrix. Estes artistas também protagonizam um vídeo que será transmitido minutos antes do primeiro jogo do Europeu, no Olímpico de Roma, entre Itália e Turquia.

Filmada em estúdios de controlo de movimento da última geração em Londres e no Olímpico de Roma para recriar o ambiente do estádio italiano em 3D, a atuação virtual terá "imagens poderosas", promete a UEFA. O relvado, por exemplo, será transformado numa chama azul e branca e haverá campos de energia criados a partir de milhões de partículas de luz. Além disso, a imagem de Bono será projetada no relvado.

A cerimónia de abertura, que está marcada para as 19h30, meia hora antes do jogo - ambos transmitidos na TVI - conta ainda com a participação de Andrea Bocelli, que vai cantar a ária ‘Nessun Dorma’ (do compositor Giacomo Puccini). A patrulha acrobática Frecce Tricolori, da Força Aérea italiana, fará um voo rasante sobre o Olímpico de Roma.

Inspiração chinesa
A UEFA apresentou esta quinta-feira o troféu que será entregue ao melhor marcador do Euro 2020, cujo design tem inspiração chinesa. O galardão está esculpido na forma de um caractere chinês , que se pronuncia-se ‘zhi’ e que em português significa "pagamento", bem como "apoio".
"O jogador descalço no troféu reflete o ideal igualitário do futebol, em que o sucesso em campo acontece independentemente do contexto ou estatuto", explicou a UEFA. Os dados do vencedor serão inscritos em blockchain, tecnologia que permite registar informação e distribuí-la a larga escala.

Quase 16 mil adeptos nas bancadas
As autoridades italianas limitaram a lotação do Olímpico de Roma a 25% para o Europeu. Logo, no jogo de abertura desta sexta-feira poderão estar 15 948 adeptos nas bancadas. Todos os espectadores terão de medir a temperatura corporal à entrada e quem manifestar sintomas de Covid será levado para uma zona de quarentena.
Ver comentários