Benfica voa para a liderança do campeonato
Primeira parte de alta intensidade das Águias teve momento alto quando Pizzi assistiu João Félix para um golo de classe.
Uma exibição segura, alicerçada numa primeira parte de altíssimo nível e de bons momentos na segunda metade, permitiu ao Benfica um triunfo justo e seguro frente ao Desportivo das Aves por 2-0. João Félix, talento puro de apenas 18 anos, e Cervi, que o rendeu após inoportuna lesão no pé esquerdo, deram expressão ao triunfo das águias num encontro de domínio total (67 por cento de posse de bola)e raramente contestado pela formação avense.
O jogo de ontem marca também o regresso de Jonas à competição após afastamento de cerca de quatro meses (jogos oficiais). Um retorno apenas para ganhar ritmo de competição, a duas dezenas de minutos do fim, mas que cria grande alento nos adeptos, que vêm no avançado brasileiro, de 34 anos, uma espécie de herói eterno.
Com esta vitória a equipa da Luz ultrapassa o FC Porto na classificação e isola-se no comando, pelo menos até logo à noite, altura em que Sp. Braga e Sporting se defrontam no fecho da jornada.
O Benfica imprimiu desde o primeiro minuto um ritmo muito forte ao jogo. Com linhas subidas, pressionou a formação do Desp. Aves até praticamente à sua área, dificultando-lhe ao limite o trabalho de construção. Com grande dinâmica coletiva, futebol largo e profundo feito de variações e acelerações, a equipa de Rui Vitória encostou o adversário às cordas. Tanta intensidade não teve correspondência no momento da finalização. Seferovic mostrou grande mobilidade, Salvio garantiu tensão permanente, João Félix acrescentou irreverência, tudo isto sob o comando da batuta de Pizzi. Por diversas vezes o golo rondou a baliza de Beunardeau, mas foi preciso esperar pelo minuto 34 para ver a bola transpor a linha de golo. Um lance marcado por dois momentos: o passe fabuloso de Pizzi e a finalização a preceito, com a classe de um consagrado, do menino João Félix. Estava feito o mais difícil.
O Desp. Aves só a custo deitou a cabeça de fora na primeira parte. Abordou melhor a segunda metade e quase marcava de livre direto. Tentou a equipa de José Mota alongar-se no relvado da Luz. Conseguiu-o a espaços, algumas vezes no aproveitamento de desconcentrações infantis da defesa do Benfica. Acabou contudo por sofrer a fatura da ousadia. Cervi, que começou o jogo no banco de suplentes e só de lá saiu para render João Félix, fez o segundo golo. A história do jogo praticamente acabou ali.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt