Treinador Abel Ferreira acusado de xenofobia

Frase do técnico do Palmeiras está a criar grande polémica.

13 de julho de 2024 às 09:35
Abel Ferreira Foto: EPA
Partilhar

Uma frase proferida por Abel Ferreira, treinador do Palmeiras, abriu uma frente polémica no Brasil. No contexto de uma explicação sobre as dinâmicas da equipa, o treinador português disse a determinada altura: “Isto não é uma equipa de índios.” A alusão a que os índios são desorganizados rapidamente foi criticada por diversos setores, não tardando a surgir acusações de xenofobia. Até porque a declaração esbarra de frente com uma lei federal, conhecida como Lei do Racismo.

Mais tarde, o treinador reagiu através de um comunicado. “Vivo e trabalho no Brasil desde 2020 e tenho profundo respeito por todos os brasileiros. As pessoas já conhecem o meu caráter, as minhas condutas e as minhas ações sociais. Sabem também que eu repudio por completo todas as formas de preconceito”, fez saber Abel Ferreira. O clube também saiu em sua defesa.

Pub

No terreno de jogo, o Palmeiras venceu o Atlético Goiás (3-1). Reparte a liderança do Brasileirão com o Botafogo (de Artur Jorge), que ganhou no terreno do Vitória (1-0). Ambas as equipas têm 33 pontos.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar