Antigo guarda-redes neerlandês Jan Jongbloed morre aos 82 anos

Figura da geração dourada do futebol dos Países Baixos nos anos 1970 sofria de doença prolongada.

31 de agosto de 2023 às 14:39
Jan Jongbloed Foto: Facebook
Partilhar

O antigo guarda-redes neerlandês Jan Jongbloed, grande figura da geração dourada do futebol dos Países Baixos nos anos 1970, morreu na terça-feira aos 82 anos, de doença prolongada, confirmou esta quinta-feira a federação.

"Estamos tristes com a morte do antigo guarda-redes da 'Oranje' Jan Jongbloed. O guarda-redes lendário jogou duas finais do campeonato do mundo pela seleção. Os nossos sentimentos à família e amigos", pode ler-se numa publicação da federação neerlandesa na rede social Twitter.

Pub

Jongbloed tinha feito parte dos anos de ouro dos Países Baixos, tendo estados nos Mundiais de 1974 e 1978, que a 'Laranja Mecânica' perdeu na final, ficando também famoso por, na primeira, ter jogado sem luvas e com o número '8' nas costas, na derrota com a Alemanha Ocidental.

Jogou também na final de 1978, perdida para a Argentina, e as suas capacidades na baliza por clubes como o DWS, o Roda e o Go Ahead Eagles levaram-no a alinhar em mais de 700 partidas, retirando-se em 1985, aos 44 anos.

Pub

A morte do filho Eric, fulminado por um raio enquanto guarda-redes num jogo amador, pelo DWS em que o pai tinha começado a carreira, e um enfarte, um ano depois, motivaram a saída da carreira ativa.

Jongbloed era o último guarda-redes vivo da seleção neerlandesa de 1978, depois das mortes de Piet Schrijvers e Pim Doesburg, e trabalhou ainda no Vitesse como técnico.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar