Rui Borges pretende "arranjar forma de reinventar" a equipa sem Gyokeres

Técnico desvaloriza mudança tática e diz que o mais importante é a equipa evoluir. Admite importância de começar o campeonato com uma vitória.

08 de agosto de 2025 às 01:30
Rui Borges, treinador do Sporting Foto: Rui Minderico/Lusa
Partilhar

No lançamento do arranque do campeonato, Rui Borges voltou a falar de Viktor Gyokeres. "Perdemos uma referência importante nestes dois anos, temos de arranjar forma de nos reinventar. Não vai chegar sermos o que éramos. Que consigamos ser melhores e diferentes."

A menção ao goleador sueco transferido para o Arsenal surgiu depois de o treinador do Sporting ser questionado sobre as críticas de que tem sido alvo pela mudança na tática (abdicou da linha de três defesas herdada de Ruben Amorim para jogar em 4x2x3x1). "O sistema é só um início, é questão de dar mobilidade à equipa. Mais do que o sistema, é conseguirmos ser melhores."

Pub

Borges insistiu nesta ideia, de que a equipa precisa melhorar se quiser lutar pelo tricampeonato. "Estamos cientes de que vai ser cada vez mais difícil ganharmos. Por tudo o que este grupo foi capaz de fazer nos últimos anos, temos de arranjar forma e motivação, para essa fome existir a toda a hora. Não podemos estar contentes com o que ganhámos, é passado, já está lá no museu. Temos de fazer muito para ganhar."

Uma semana após perder a Supertaça, Rui Borges reitera que o Sporting foi melhor do que o Benfica

O técnico leonino acredita que o seu plantel vai dar uma resposta positiva, até pelo que viu na Supertaça, mantendo a ideia de que o Sporting foi melhor do que o Benfica apesar da derrota (0-1). "A equipa está bem, uma boa semana, uma resposta muito boa depois de não termos conseguido ganhar um troféu que queríamos e fizemos por merecer."

Pub

Certo é que foi o Benfica a somar mais um título. Também por isso, Borges admite que começar o campeonato com o pé direito, esta sexta-feira (20h15), na visita ao Casa Pia, é fundamental. "Entrar [bem] é importantíssmo para passar confiança, para começarmos com uma fase positiva. Temos noção disso e temos noção de que vamos defrontar uma equipa super motivada por jogar em casa."

Vagiannidis e Mangas prontos para jogar

"O [Ricardo] Mangas já tinha feito dois jogos na Rússia, Vagiannidis também já está com minutos em provas oficiais. São jogadores preparados na parte física e estão disponíveis para jogo." Rui Borges revelou que os dois laterais podem fazer a estreia pelo Sporting frente ao Casa Pia. "Estavam os dois identificados. Vêm acrescentar algum valor ao plantel para dar resposta às competições. Temos de ter cada vez mais soluções."

Pub

O técnico do Sporting falou de outros reforços. "O Kochorashvili veio de um ano desgastante, tivemos de ter algum cuidado na fase inicial por causa dos problemas físicos." Para Suárez, que terá a responsabilidade de dividir com Harder a sucessão de Gyokeres, palavras de incentivo. "Chegou sem jogo, não fez jogos de preparação. Entrou muito bem na Supertaça. Trabalhou para jogar. [Ele e Harder] entregaram-se ao que foi o treino, ao que foi pedido. São duas boas soluções, dentro do que pensamos que seja melhor, logo se vê quem entrará."

"Ganharam um grande jogador"

Na apresentação como jogador do Sporting, Ricardo Mangas, que assinou contrato até 2029, classificou o convite dos leões como "irrecusável" e mostrou ambição: "rumo ao tricampeonato". Mas foi uma foto publicada pela namorada, Carly Santos, de Mangas em criança com uma camisola do Sporting, que fez furor: "Saibam que ganharam um grande jogador".

Pub

"Quenda fará uma grande época"

A ausência de Quenda do onze inicial do Sporting tem alimentado as conversas de café. Questionado sobre o motivo para a falta de regularidade do ala, Rui Borges respondeu que Quenda "fará uma grande época". "Quenda tem dado uma resposta fantástica, está muito bem, ao contrário do que aconteceu no final da época. Não nos podemos esquecer que é um miúdo. Acredito que [a transferência para o Chelsea, embora fique mais um ano por empréstimo] tenha mexido, caiu um bocado. Está muito bem agora, está à espera de uma oportunidade também."

Casa Pia está "confiante para o embate"

Pub

"O Sporting é favorito, mas isso não invalida que queiramos ser protagonistas do jogo. Estamos preparados e confiantes para o embate", disse João Pereira, técnico do Casa Pia.

E TAMBÉM

Centrais dão boas soluções

Pub

Rui Borges recusa a ideia de ter excesso de centrais (cinco). "Cresci a ver o Matheus a ser lateral. O Quaresma dá-nos soluções diferentes do que temos, feliz com o plantel". Sobre St. Juste, Esgaio ou Travassos, o técnico disse que "são jogadores que fazem parte do plantel"

Jota Silva é tema tabu

Rui Borges não respondeu se Jota Silva (Nottingham Forest) é o reforço que falta. "Não é jogador do clube, não vou falar."

Pub

Lesionados fazem esforço para recuperar

O técnico do Sporting fez o ponto de situação das recuperações dos lesionados Nuno Santos e Daniel Bragança. "Estão a evoluir, é uma luta difícil de ambos, mas deixa-me feliz porque são lutadores, mostram uma alegria dentro dos problemas, são dois guerreiros."

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar