As duas versões e as imagens reveladoras: Todos os detalhes da suposta agressão de Sérgio Conceição em Espanha

Treinador falou em exclusivo à CMTV e negou acusações do autarca espanhol, que o acusou de ser violento num torneio infantil.

25 de março de 2024 às 21:48
Partilhar

Esta manhã, graças a um jogo com menos mediatismo face aos que Sérgio Conceição costuma disputar, o treinador do FC Porto viu-se envolvido numa nova polémica.

O autarca de Cartaya, em Huelva, acusou o técnico de agredi-lo num torneio infantil de futebol na cidade do sul de Espanha. Sérgio Conceição estaria no recinto onde terão acontecido os acidentes para assistir ao jogo do filho José.

Pub

O caso, como normal, gerou várias versões. Primeiro a de Manuel Barroso, o político, depois a da defesa do treinador e até do próprio Sérgio Conceição. Mas vamos por partes.

Autarca de Cartaya denuncia agressões de Sérgio Conceição

As primeiras notícias sobre o sucedido chegaram pela voz de Manuel Barroso, autarca de Cartaya, que revelou à Antena Huelva Radio que tinha sido agredido pelo treinador do FC Porto.

Pub

"Foi um incidente trágico, sobretudo pela imagem que damos aos jovens. Cheguei ao relvado [com o jogo terminado]. Estavam duas pessoas na bancada que tentaram saltar para o campo para agredir o árbitro. Passado algum tempo disseram-me que eles estavam a agredir o árbitro. Fui a correr e, quando o árbitro ia a entrar nos balneários, um dos homens dá-lhe uma chapada na cara", disse, antes de acrescentar que tentou evitar os confrontos.

Manuel Barroso disse que Sérgio Conceição atirou um "não sabe com quem está a falar". O autarca identificou-se e disse que não haveria razão que justificasse a invasão de campo.

"Começaram a insultar-me e a faltar-me ao respeito. Empurraram-me, agarraram-me o pescoço e eu aguentei-os até chegarem as autoridades. Depois começou uma grande confusão", continuou.

Pub

O político acrescentou que o facto do treinador do FC Porto estar envolvido "é ainda mais lamentável" dada a posição que ocupa.

"Apresentei queixa e vamos denunciá-lo através da lei do desporto. Uma pessoa assim deve ser castigada", concluiu.

Sérgio Conceição nega agressões

Pub

Face à repercussão das acusações, Sérgio Conceição viu-se obrigado a esclarecer o sucedido. Em declarações ao jornalista Paulo Catarro, divulgadas no programa Mercado da CMTV, o treinador negou perentoriamente as denúncias do político.

O treinador portista disse que foi para o relvado no final do torneio. No campo, conversou com o árbitro que esteve na final do torneio, onde jogou o seu filho, e que terminou com a derrota dos pequenos 'dragões', por 1-0.

Na origem da discórdia estava um lance que os pais dos atletas portistas consideram que deveria ser penálti a favor do FC Porto. 

Pub

Sérgio e o filho Moisés aproximaram-se do árbitro para discutir o lance. O técnico disse ainda que o jogo poderia ter sido decidido em penáltis, o que seria uma "festa mais bonita".

No decorrer da conversa com o árbitro surge o autarca, que terá vociferado e deu uma palmada forte no peito de Moisés, relata o treinador do FC Porto.

Nesse momento, Sérgio Conceição pediu às autoridades para identificar o homem, mas o polícia disse que só o faria depois do técnico português se identificar.

Pub

Sérgio Conceição acabaria, depois de ligar para o advogado, por identificar-se, e só aí soube quem era o homem com que se confrontara. O técnico acredita que o político teve um "comportamento pouco habitual" e que alterou a suposta história para tentar "inverter o ónus da questão".

Entretanto, e segundo revelado pelo Record, o treinador disse que iria avançar com uma queixa-crime.

A versão da polícia

Pub

As autoridades locais relataram ao Record o sucedido e disseram que o treinador dos 'dragões' estava "muito nervoso, agressivo e a insultar".

O porta-voz da polícia de Cartaya adiantou que foi difícil identificar Sérgio Conceição. Segundo a mesma fonte, o técnico esteve o jogo todo a gritar e a ameaçar entrar em campo.

As imagens reveladas mostram a entrada de Sérgio dentro de campo, bem como o momento em que este toca no pescoço do árbitro. O vídeo revela ainda a intervenção de Manuel Barroso, que empurrou repetidamente Moisés.

Pub

O polícia explica que foram recebidas duas queixas contra Sérgio Conceição - uma do árbitro e outra do autarca - além da denúncia da polícia.

Pinto da Costa e FC Porto saem em defesa do técnico

O presidente do FC Porto disse, já depois da reação oficial dos 'dragões', que o "assunto não existe" para os azuis e brancos.

Pub

"Assunto grave? Não. Até podem haver 20 [versões], mas só uma é verdade. E essa versão está num vídeo que mostra que não há da parte do Sérgio Conceição nada que se lhe possa acusar. É um assunto que para nós não existe", disse numa gala, na noite desta segunda-feira, citado pelo Record.O FC Porto repudiou uma "tentativa de assassinato de carácter" ao treinador Sérgio Conceição.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar