"Até sempre Fernando Mendes, os diamantes são eternos"

Bruno de Carvalho recorda legado de Fernando Mendes.

31 de março de 2016 às 19:20
Fernando Mendes, treinador, Sporting, futebol, Hospital Pulido Valido Foto: José Lorvão / Record
Partilhar

Num post publicado na rede social Facebook, Bruno de Carvalho recordou o legado de Fernando Mendes, figura emblemática do Sporting e do futebol nacional, que faleceu nesta quinta-feira, aos 78 anos.

"Partiu hoje aquele que foi o líder em campo da primeira equipa que conquistou um título europeu para o Sporting Clube de Portugal e que, mais tarde, seguiu as pisadas de Juca e Mário Lino como um dos heróis que foram campeões nacionais enquanto jogadores e treinadores. Era um homem bom que se distinguia por ser bom condutor de homens. É ainda hoje uma das figuras mais emblemáticas dos tempos áureos do nosso futebol após os cinco violinos. Será, sempre, um exemplo para todos aqueles que entram no clube ainda na formação, sentem o Sporting como uma segunda casa e vivem as nossas alegrias sabendo que contribuíram para nos colocarem no patamar de maior potência desportiva nacional", começou por dizer o dirigente, recordando o trajeto de Fernando Mendes.

Pub

"O capitão fez isto, o nosso Cacholas disse aquilo, o Fernando Mendes, o Fernando Mendes, o Fernando Mendes" - na viagem que fizemos a Antuérpia em Maio de 2014, quando celebrámos os 50 anos da conquista da Taça dos Vencedores das Taças, ele não esteve presente mas foi uma das figuras mais faladas por toda a capacidade de liderança e qualidade enquanto jogador e treinador. Até sempre Fernando Mendes porque, como todos falámos em Antuérpia, os diamantes são eternos. No dia em que se inaugurou a Cidade do Futebol, foi o Mundo do Futebol que ficou mais pobre", finalizou.

Natural de Torrozelo, no concelho de Seia, Mendes tinha 78 anos e enquanto jogador representou a equipa principal dos leões desde 1956/1957 até 1967/1968. O antigo médio realizou 225 jogos e venceu vários títulos, dos quais se destacam três campeonatos nacionais, uma edição da Taça de Portugal e uma Taça das Taças, o único troféu europeu dos leões. F

Pub

O velório da glória leonina terá lugar nesta sexta-feira, às 16 horas, na Igreja São João de Deus, em Lisboa. O funeral está marcado para sábado, também às 16 horas, no Cemitério dos Olivais.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar