Atletas e famílias fechados em casa para o regresso da Liga

Condições impostas pela DGS para a retoma da I Liga impõem o dever de recolhimento domiciliário aos elementos das equipas e seus coabitantes até ao fim da temporada.

11 de maio de 2020 às 01:30
A Liga vai regressar no final do mês deste mês sem público nos estádios. Fora de campo, os jogadores terão os movimentos limitados até ao fim do campeonato Foto: Paulo Calado
Partilhar

Para minimizar o risco de infeção por Covid-19, os atletas, as equipas técnicas e os árbitros devem manter-se em recolhimento domiciliário desde a data do início da retoma dos treinos para as competições oficiais e até ao final da temporada de todas as competições. Os coabitantes ficam igualmente obrigados ao dever de recolhimento domiciliário." Esta é uma das normas de conduta que consta do parecer técnico da Direção-Geral da Saúde que enquadra as condições para o regresso da I Liga e da Taça de Portugal, que a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) divulgou este domingo.

"As deslocações dos intervenientes acima indicados devem restringir-se ao trajeto domicílio-clube/competição-domicílio. Apenas são permitidos contactos sociais com coabitantes e membros do clube (staff estritamente necessário para a prática desportiva)", refere o documento, acrescentando: "O recolhimento impõe ainda o cumprimento, em todas as circunstâncias, do distanciamento físico de dois metros, a higiene das mãos e a etiqueta respiratória."

Pub

Para verificar o cumprimento destas regras, "devem ser usados sistemas de informação e monitorização de contacto entre os atletas", ou seja, estes vão ser vigiados por sistemas eletrónicos para garantir que não infringem as determinações das autoridades de saúde, que poderão solicitar a entrega dos dados para controlo.

"Os clubes devem apoiar os atletas e as suas famílias por forma a evitar deslocações para fora do domicílio (exceto as necessárias para a prática desportiva), recorrendo, para tal, a entregas domiciliárias de bens e serviços", estipulou a DGS, que obriga os departamentos médios a manter "registos diários por forma a identificar precocemente qualquer sintoma".

Pub

Dez pessoas como limite

Usar o menor número possível de estádios

Um caso não implica isolamento coletivo

Pub

Obrigatório 2 testes antes de cada jogo

Despistagem antes dos treinos coletivos

Retoma segue o plano

Pub

Retoma segue o plano

Os primeiros casos positivos de Covid-19 em equipas da I Liga não surpreenderam as autoridades de saúde, que mantêm o plano para a retoma da prova, apurou o CM. A "avaliação do risco" perante um número elevado de casos, referida este domingo pela diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, que no limite pode ditar nova suspensão dos jogos, está prevista desde o início. A convicção dos peritos que fizeram o protocolo sanitário é que as equipas terão todas as condições para salvaguardarem os seus atletas.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar