Benfiquistas confiantes rumo ao título
Mais de 85% dos benfiquistas acreditam na conquista do 'penta'.
O Benfica vai ganhar o campeonato. Esta é, pelo menos, a convicção dos que responderam à sondagem CM/Aximage, na qual se constata uma inversão na tendência registada ao longo de praticamente toda a época, a que não será alheio o facto de os tetracampeões terem ultrapassado os portistas na classificação.
Olhando os resultados da sondagem, mais de 57% dos inquiridos acreditam na vitória do clube da Luz, contra perto de 28% que veem os dragões a conquistarem o título. Fora das contas está o Sporting: a percentagem dos que veem a equipa de Jesus campeã fica por 1,7%.
É junto dos adeptos do Benfica que os encarnados são apontados como os principais favoritos ao 'penta' (85,1%), não deixando, contudo, de ser curiosa a percentagem de sportinguistas com a mesma opinião (56,3%). Ou seja, os adeptos leoninos acreditam mais na conquista do título por parte do rival, do que pela sua equipa (30,9%). Com os adeptos do FC Porto é diferente. Apesar do tropeção em Belém, os dragões continuam a acreditar que a época 2017/2018 terá o seu epílogo na avenida dos Aliados, onde esperam comemorar mais um título. São 73,5% os que acreditam neste cenário, contra 19,8% que já 'entregaram' o campeonato aos pupilos de Rui Vitória.
Ao longo da época houve dois momentos em que os dois primeiros estiveram próximos. Em dezembro, o FC Porto surgia como principal candidato ao título (39,3%), mas o Benfica não estava longe (30,3%). E, em fevereiro, a luta era ainda mais acesa: FC Porto (37,2%) e Benfica (32,5%). Agora, a um dia do clássico que pode decidir o título, o resultado da sondagem CM/Aximage aponta para goleada. Benfica com 57,6%, contra 27,8% do FC Porto.
PORMENORES
Leão sempre em terceiro
Ao longo da época, os leões nunca saíram do terceiro lugar do pódio, em matéria de sondagens, mas chegaram a atingir os 17,4%, em fevereiro último. Um valor que caiu abruptamente no último mês e que a derrota em Braga acentuou ainda mais.
Março foi dragão
No passado mês de março, mais de 65% dos inquiridos apontaram o FC Porto como o campeão nacional da época em curso. Foi o maior valor do ano. Nessa altura, apenas 20% acreditavam no Benfica.
Derrota determinante
Olhando o evoluir das sondagens, os adeptos deixaram de acreditar na conquista do título por parte do FC Porto após a derrota em Belém. Passou de 65,2% para 27,8%.
"Félix é uma pechincha de 60 milhões"
"No mercado atual, 52 milhões de libras [60 milhões de euros] é uma pechincha", escreveu o jornal britânico 'Daily Mail' sobre João Félix, médio júnior do Benfica. O jornal diz ainda que o jovem jogador de 18 anos está a ser seguido por grandes colossos europeus, entre eles o Manchester United, Arsenal, Paris Saint-Germain e AC Milan. Félix tem contrato até 2022.
Garay elogia adeptos dos encarnados
"O Benfica tem uns adeptos espetaculares. Passei um tempo muito bonito ali e creio que se tornam mais um jogador quando os rivais vão lá jogar", disse o argentino Ezequiel Garay, defesa que passou três temporadas no Benfica, ao jornal do clube. O agora jogador do Valência reconhece que uma vitória frente aos dragões será decisiva para a conquista do pentacampeonato.
Dragões cobiçados
Ricardo Pereira e Soares estão a ser alvo de cobiça. Os ingleses do Leicester têm o defesa/extremo debaixo de olho, enquanto os gregos do Olympiacos, que vai ter Pedro Martins como técnico principal na próxima época, sondaram o brasileiro do FC Porto.
Os dragões querem manter os jogadores na próxima temporada, contudo, a não conquista do título de campeão pode fazer mudar as prioridades do emblema portista, apurou o CM. Para além de Soares e Ricardo Pereira, também Brahimi, Felipe, Aboubakar e Marega têm mercado e podem sair se surgir uma proposta aliciante.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt