Minuto a minuto: cerimónia da entrega da Bola de Ouro 2014
FIFA distingue o melhor jogador de futebol do mundo.
A cerimónia de entrega da Bola de Ouro 2014 da Federação Internacional das Associações de Futebol (FIFA), realizada em Zurique, na Suiça, teve início por volta das 18h15 (17h15 de Portugal continental), com apresentação de Kate Abdo e a presença do presidente da FIFA, Joseph Blatter.
Para além do prémio de melhor jogador do mundo, há outros galardões em disputa, como a Bola de Ouro feminina (distinção da melhor jogadora do mundo), a eleição de melhor treinador do mundo, o prémio Puskas - que distingue o golo do ano de 2014 -, o prémio Fair Play, o prémio presidencial e o Onze ideal da FIFA FIFPRO.
19h20: Foi conhecida a margem de vitória que o craque português obteve sobre Lionel Messi e Manuel Neuer. Ronaldo venceu com 37,66% dos votos, contra os 15,76% de Messi e 15,72% de Neuer.
19h05: No fim do discurso, Cristiano Ronaldo soltou um grito pleno de alegria e emoção: "SIIIIM!!"
Momento em que o melhor jogador do mundo grita "SIM", no final do discurso 19h03:
"Foi um ano inesquecível para mim a nível coletivo e a nível pessoal: como devem calcular, ganhar um troféu com esta dimensão é único. Estou muito feliz.", continuou Ronaldo. "Isto vai-me dar motivação para continuar a trabalhar da mesma forma que tenho feito até agora, e para trentar ganhar mais títulos coletivos e individuais", referiu o melhor jogador do mundo, antes de regressar aos agradecimentos: "Obrigado à minha mãe, ao meu filho, aos meus irmãos, ao meu pai, atodas as pessoas que me ajudam a ser cada vez melhor dia após dia. À seleção de Portugal e a todos os portugueses, em especial."
"É um momento inesquecível na minha carreira. Nunca pensei ganhar três vezes esta bolinha! Mas espero não parar por aqui: espero apanhar o Messi já para a próxima época. Não é algo que me faça não dormir, mas é algo que eu tenho ambição [de atingir]", afirmou Cristiano Ronaldo, antes de precisar: "como disse muitas vezes, quero entrar na história do futebol como o melhor; dia após dia faço o meu caminho e com os títulos individuais e coletivos vou conseguir."
19h02: Cristiano Ronaldo vence a Bola de Ouro 2014. O português foi eleito pela FIFA como o melhor jogador de futebol do mundo do ano passado. O prémio foi entregue pelo antigo avançado francês Thierry Henry.
18h56: A alemã Nadine Kessler, que joga no VFL Wolfsburgo, é a melhor jogadora de futebol do ano 2014.
18h48: Prémio Puskas foi entregue a James Rodrígues, premiando um golo marcado pelo colombiano a 28 de junho de 2014, durante o jogo Colômbia-Uruguai do Canmpeonato do Mundo de Futebol do Brasil.
18h42: As candidatas a melhor jogadora do mundo são chamadas ao palco pela apresentadora Kate Abdo.
18h37: Momento musical protagonizado pelo cantor suiço Bastian Baker, nascido em Lausanne.
18h33: Os alemães Joachim Löw e Philipp Lahm sobem ao palco com o troféu de campeões do Mundo.
18h18: Os voluntários que cooperaram nos torneios organizados pela FIFA receberam o Prémio Fair Play da FIFA.
18h10: Joachim Löw vence o prémio de melhor treinador de 2014, após a seleção da Alemanha ter conquistado o Campeonato do Mundo no Brasil.
18h07: Ralf Kellermann é eleito o melhor treinador do ano no futebol feminino. O técnico levou o Wolfsburgo à conquista da Liga dos Campeões da modalidade, cuja final foi disputada no Estádio do Restelo, em Lisboa.
17h52: O jornalista japonês Hiroshi Kagawa é distinguido com o Prémio Presidencial FIFA
17h50: A FIFA distingue os melhores jogadores do ano, que compõem o Onze Ideal da FIFA FIFPRO (apresentado no sistema 4-3-3, com nome do jogador, nacionalidade e clube atual).
Guarda-redes: Manuel Neuer (Alemanha), do Bayern de Munique
Defesas: Sérgio Ramos (Espanha), do Real Madrid
Phillip Lahm (Alemanha), do Bayern de Munique
David Luiz (Brasil), do Paris Saint Germain
Thiago Silva (Brasil), do Paris Saint Germain
Médios: Andrés Iniesta (Espanha), do Barcelona
Ángel di Maria (Argentina), do Manchester United
Toni Kroos (Alemanha), do Real Madrid
Avançados: Cristiano Ronaldo (Portugal), do Real Madrid
Arjen Robben (Holanda), do Bayern de Munique
Lionel Messi (Argentina), do Barcelona
Equipa ideal do ano 2014 (faltam os centrais brasileiros David Luiz e Thiago Silva, que não estiveram na cerimónia) 17h45:
17h42: Andrés Iniesta, Toni Kroos e Di María eleitos os melhores mádios do ano.
17h40: Phillip Lahm, Sergio Ramos, David Luiz e Thiago Silva distinguidos na defesa.
17h38: Manuel Neuer é eleito o guarda-redes do onze do ano.
17h32: Os candidatos a melhor jogador e jogadora do mundo são chamados ao palco pela apresentadora Kate Abdo.
17h17: Joseph Blatter faz um breve discurso com uma mensagem baseada na tolerância.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt