Título de campeão vale 48 milhões de euros

Só o 1.º lugar no campeonato dá entrada direta na Champions, que em média pode render mais 43,7 milhões do que a Liga Europa.

15 de maio de 2025 às 01:30
Benfica vs. Sporting Foto: DR
Partilhar

Ser campeão nacional representa um incremento na receita de Sporting ou Benfica que pode chegar a um valor médio de 48 milhões de euros. Esse impacto depende em grande parte da participação na Liga dos Campeões (só o 1.º lugar assegura entrada direta, com o 2.º classificado a ter de disputar duas eliminatórias de acesso), mas também está relacionado com outras parcelas.

Vamos a contas. Nesta época, Benfica e Sporting encaixaram 71,4 milhões de euros e 49 milhões de euros, respetivamente, com os prémios da UEFA por terem participado na Champions. Dá um valor médio de 60,2 milhões de euros. Como o FC Porto faturou 16,5 milhões de euros na Liga Europa, a diferença média entre disputar as duas provas europeias foi de 43,7 milhões de euros. Sem estarem completamente definidos os clubes participantes nas provas da UEFA em 2025/26, não é possível saber quanto vão receber as equipas portuguesas, mas o valor não deverá ser muito diferente da temporada prestes a terminar.

Pub

Mas ser campeão e ir à Champions tem impacto noutras receitas dos grandes, nomeadamente Sporting ou Benfica. Desde logo os patrocínios. Leões e águias têm bónus previstos pela conquista da liga e pela participação na Champions. Essa variação, numa média conservadora, é de 1 milhão de euros. O mesmo montante (1 milhão de euros) pode ser atribuído ao merchandising (a venda de artigos tende a aumentar nos meses seguintes à conquista do título). Por fim, a bilheteira. Uma vez mais, em média, Benfica e Sporting faturaram mais 2,4 milhões de euros nas épocas em que tiveram, pelo menos, três jogos da Champions em comparação com participações exclusivas na Liga Europa.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar