Braço de ferro amarra Amorim até ao jogo com o Sp. Braga

Técnico fica até à paragem das seleções, com início a 10 de novembro.

31 de outubro de 2024 às 01:30
Rúben Amorim faz o último jogo em Braga, de onde chegou em 2020 Foto: Pedro Nunes/REUTERS
Partilhar

Rúben Amorim vai continuar a treinar a equipa de futebol do Sporting até ao jogo com o Sp. Braga, referente à 11.ª jornada da Liga e aprazado para o dia 10 de novembro. Só depois da deslocação ao Minho, e numa altura em que o campeonato entra em modo pausa devido aos compromissos das seleções, o treinador rumará ao Manchester United. Desta forma, também orienta a equipa nos encontros de amanhã, frente ao Estrela da Amadora (Liga), e na terça-feira, diante do Man. City (Liga dos Campeões).

Na base desta decisão está um braço de ferro travado entre a SAD liderada por Frederico Varandas e os responsáveis do Manchester United, que o queriam levar de imediato e tê-lo no banco já no próximo domingo, no jogo frente ao Chelsea (10.ª jornada da Premier League), em Old Trafford. Após terem obtido o ‘sim’ de Amorim, os dirigentes do emblema inglês manifestaram junto do Sporting a disponibilidade para bater os 10 milhões de euros da cláusula de rescisão. Mas após conversações com os homólogos de Alvalade, esbarraram na intransigência destes, que invocaram uma cláusula laboral que obriga o treinador a dar um pré-aviso de 30 dias antes da saída. Para prescindir desse direito, ou seja, para libertar já o treinador, o Sporting fez saber aos negociadores do Man. United que exige uma compensação, que, de acordo com revelações feitas em Inglaterra, e já incluindo o valor da cláusula rescisória, chega aos 16,7 milhões de euros (14 milhões de libras). Perante este cenário, os ingleses acabaram por ceder e agora esperam. Sem a dita compensação, o Sporting só liberta Amorim após o jogo com o Sp. Braga, curiosamente o clube de onde chegou a Alvalade e que pode, simbolicamente, representar o fecho de um ciclo. Uma pequena vitória para Frederico Varandas, que esticou a corda de forma a projetar para os sócios e adeptos a narrativa da defesa intransigente dos interesses do clube.

Pub

Namoro entre United e Amorim vem do verão

O interesse do Manchester United por Rúben Amorim já vem do verão, revela o portal ‘The Athletic’, que adianta detalhes do processo que conduziu à saída de Eric ten Hag, já por duas vezes colocado na porta de saída. Relativamente ao técnico português, o ‘The Athletic’ adianta mesmo que no passado verão chegaram a existir conversações entre as duas partes, tendo ambas concordado que aquele não era “o momento certo”. Cenário que mudou recentemente com o afastamento do treinador holandês.

João Pereira em estreia na Taça de Portugal

Pub

João Pereira, atual treinador da equipa B do Sporting, continua a ser apontado à sucessão de Rúben Amorim. Caso este cenário se concretize, poderá ter estreia no banco da equipa principal no jogo da Taça de Portugal, com o Amarante, no dia 22 de novembro. Contudo, será o nome do adjunto Tiago Teixeira a entrar na ficha de jogo, pois João Pereira ainda aguarda a chegada (em dezembro) do diploma de nível 3, que já concluiu e o habilita a treinar equipas profissionais.  

QUINTETO ACOMPANHA TÉCNICO

Rúben Amorim vai levar consigo para Inglaterra cinco elementos da atual equipa técnica: Carlos Fernandes, Adélio Cândido (que o acompanham desde os tempos do Casa Pia), Emanuel Ferro, Jorge Vital e Paulo Barreira. 

Pub

IMPRENSA JÁ APONTA REFORÇOS

A imprensa inglesa avança que Rúben Amorim já apontou um nome para o Manchester United contratar rapidamente (ou seja, em janeiro). Trata-se do lateral-esquerdo Rayan Ait-Nouri, do Wolverhampton.

RÚBEN AMORIM VOLTA A FALAR

Pub

O Sporting volta já amanhã a jogar, desta vez para a Liga, com o Est. Amadora. Esta quinta-feira, a partir das 13h00, Rúben Amorim projeta esse jogo e será de novo confrontado com o tema da sua saída. 

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar