Candidato ao dragão enfrenta águias no Jamor

Técnico do V. Guimarães pode fazer hoje o último jogo pelo clube minhoto para de seguida... assinar pelo FC Porto.

28 de maio de 2017 às 09:14
Pedro Martins, treinador do V. Guimarães Foto: Simão Freitas
Rui Vitória Foto: João Miguel Rodrigues
2017-05-28_00_26.04 4.5 RUI VITORIA.jpg

1/3

Partilhar

Pedro Martins, treinador do V. Guimarães e candidato mais bem colocado à sucessão de Nuno Espírito Santo no comando técnico do FC Porto, tem hoje pela frente, na final da Taça de Portugal, o maior desafio da sua carreira. Mas também a possibilidade de começar, desde já, a ganhar créditos junto de dirigentes e massa associativa dos dragões.

O treinador de 46 anos tenta o seu primeiro título como técnico e essa seria uma excelente carta de recomendação para chegar ao FC Porto com um ‘pedigree’ que ainda não tem.

Pub

Este é apenas um dos vários condimentos especiais do jogo que hoje, a partir das 17h15, coloca frente a frente Benfica e Vitória de Guimarães, numa espécie de coroação entre ambos. O Benfica porque está em festa desde que assegurou a conquista do título e do primeiro ‘tetra’ do seu historial; o emblema minhoto por ter realizado um excelente campeonato, tendo sido o primeiro classificado logo após os chamados grandes. E, como tal, à frente do vizinho e grande rival Sporting de Braga.

Para o Benfica, o jogo de hoje representa ainda a possibilidade de assegurar a chamada dobradinha, ou seja, a conquista do campeonato e da Taça de Portugal na mesma época. Em caso de vitória, esta tarde, será a 11ª vez no historial das águias que tal acontece. A anterior foi com Jorge Jesus, no primeiro ano do ‘tetra’, em 2013/14.

Rui Vitória, técnico das águias, tenta conquistar a segunda Taça do palmarés pessoal, depois de ter ganho em 2012/13 pelo V. Guimarães... ao Benfica. 

Pub

"Sei o que é estar de um lado e do outro"

Rui Vitória, treinador do Benfica, esclareceu ontem que está a torcer para o bom arranque oficial do vídeo-árbitro na final da Taça de Portugal frente ao V. Guimarães, hoje, às 17h15.

"A Federação decidiu, está decidido. Amanhã [hoje] terão da nossa parte a máxima colaboração para que tudo corra bem. Aquilo que eu disse foi em relação ao timing do início desta atividade. É o primeiro jogo que se vai fazer com tudo a funcionar. O que disse é que se fosse possível, e pergunto: poder-se-ia ter feito a experiência há uns dias atrás, num dos jogos que não tinham importância em termos de classificação? Não há receios, não há dúvidas, não há esclarecimentos. Amanhã [hoje], o vídeo-árbitro está aqui, cá estamos para ele. Se calhar era melhor termos experimentado já uma vez ou outra", referiu ontem na antevisão do jogo, no Estádio do Jamor.

Pub

Vencedor da competição em 2013 ainda ao serviço dos vimaranenses (triunfo por 2-1 contra o Benfica), Rui Vitória sabe o que o treinador adversário está a viver. "Os contextos são diferentes. Eu sei o que é estar de um lado e do outro. Agora, o Pedro [Martins] tem muita experiência, está habituado a este tipo de jogos, como jogador e treinador, portanto saberá o que fazer."

O técnico de 47 anos pretende juntar a Taça de Portugal ao campeonato já conquistado esta época. "Eu gosto mais de desfrutar do resultado do que do jogo. Estamos há vários dias a preparar esta final. Levamos o trabalho muito a sério e é muito importante fazer a dobradinha. Queremos muito este troféu", disse.

"Estou muito focado no vitória" 

Pub

O técnico do emblema minhoto considera que estão reunidos todos os ingredientes para a estreia oficial com sucesso do vídeo-árbitro em Portugal. "É uma ferramenta importante para o futuro do futebol. Não sei qual é o momento ideal, mas teremos dois grandes internacionais a avaliar, o Artur Soares Dias e o Jorge Sousa, que dão garantias de três boas equipas a proporcionar um bom espetáculo."

Os minhotos terminaram o campeonato em quarto lugar, pelo que a conquista da Taça de Portugal seria a cereja no topo do bolo. "Estar aqui é sempre um sonho. Conseguimos estar numa final e conseguimos um objetivo que redimensiona novamente o clube e a cidade. Nós acreditámos que era possível. Amanhã [hoje] é desfrutar do momento e quando [o árbitro] Hugo Miguel apitar para o início do jogo estará toda a gente focada num bem comum que é levar o troféu para Guimarães."

Desde o triunfo do V. Guimarães frente ao Benfica (2-1) na final da Taça em 2013, que os minhotos não marcam aos encarnados. "Estamos muito mais próximos agora de fazer golos. Tenho a certeza de que mais tarde ou mais cedo vamos fazer golos."

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar