Computador determina sorteio da Liga dos Campeões
Devido ao novo formato da prova, sorteio só com bolas iria demorar quatro horas. Utilização de software reduz operação para 35 minutos.
O sorteio das provas da UEFA vai passar a ser feito por computador. A alteração deve-se ao novo formato da Champions e da Liga Europa. Como estas provas passam a ter uma fase de liga única, com 36 participantes, realizar o tradicional sorteio implicaria ter mais de mil bolas em palco e iria demorar 4 horas.
No dia 29, quando se realiza o sorteio da Champions, com Sporting e Benfica a conhecerem os rivais, e no dia seguinte para a Liga Europa, com a presença do FC Porto, haverá taças com bolas para cada um dos potes - são quatro, com nove equipas (ver infografia) -, mas só para determinar a ordem pela qual cada clube conhece os adversários. Será depois o software, auditado por uma entidade externa, a fazer os emparelhamentos. O sorteio irá demorar 35 minutos.
Não se podem defrontar equipas da mesma federação e cada participante só pode defrontar dois clubes de um determinado país. A ordem dos oito jogos só será conhecida mais tarde, no dia 31 deste mês.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt