Computador determina sorteio da Liga dos Campeões

Devido ao novo formato da prova, sorteio só com bolas iria demorar quatro horas. Utilização de software reduz operação para 35 minutos.

15 de agosto de 2024 às 01:30
Imagem 44485500.jpg (22149443) (Milenium)
Partilhar

O sorteio das provas da UEFA vai passar a ser feito por computador. A alteração deve-se ao novo formato da Champions e da Liga Europa. Como estas provas passam a ter uma fase de liga única, com 36 participantes, realizar o tradicional sorteio implicaria ter mais de mil bolas em palco e iria demorar 4 horas.

No dia 29, quando se realiza o sorteio da Champions, com Sporting e Benfica a conhecerem os rivais, e no dia seguinte para a Liga Europa, com a presença do FC Porto, haverá taças com bolas para cada um dos potes - são quatro, com nove equipas (ver infografia) -, mas só para determinar a ordem pela qual cada clube conhece os adversários. Será depois o software, auditado por uma entidade externa, a fazer os emparelhamentos. O sorteio irá demorar 35 minutos.

Pub

Não se podem defrontar equipas da mesma federação e cada participante só pode defrontar dois clubes de um determinado país. A ordem dos oito jogos só será conhecida mais tarde, no dia 31 deste mês.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar