Cristiano Ronaldo garante que Seleção portuguesa está “tranquila e confiante”

Capitão e selecionador querem manter registo vitorioso na Liga das Nações na Polónia.

12 de outubro de 2024 às 01:30
Cristiano Ronaldo e Roberto Martínez bem-dispostos à partida para a Polónia Foto: Bruno Colaço/Record
Partilhar

Cristiano Ronaldo mostrou confiança na partida da seleção nacional para a Polónia, onde hoje defronta a formação local na 3.ª jornada da Liga das Nações.

“Está tudo bem, tranquilo. Estamos confiantes, tem de ser”, salientou o capitão português, numa altura em que se desdobrava em autógrafos e fotografias com pequenos adeptos ainda no Aeroporto de Lisboa. “É sempre muito importante este apoio”, disse.

Pub

O avançado deve ser titular diante dos polacos, embora o selecionador, Roberto Martínez, não o tenha confirmado ontem em conferência de imprensa: “Fez um bom estágio em setembro. Agora está a treinar bem. Ainda não falámos do onze, mas posso dizer que está nos 26.”

Sobre os próximos dois encontros na competição, depois de duas vitórias na estreia, o técnico assume que quer manter a senda de triunfos. “É um desafio de que precisamos. Fazer dois jogos fora de casa é importante, queremos continuar com os bons resultados e jogar com uma equipa que arrisca, que ataca e defende com muitos jogadores. É um desafio tático importante. A Polónia é uma equipa muito boa nas bolas paradas, é uma equipa muito forte”, reconheceu.

Sobre a chamada à última hora do central Tomás Araújo, Martínez recusa ter “saltado etapas” com o central do Benfica. “Quando tomamos decisões são sempre em relação aos que temos. O Tomás Araújo é jovem, pode continuar a jogar nos sub-21, mas agora é uma oportunidade para ficar numa posição importante e com oportunidades de nos ajudar”, disse o selecionador, que abordou ainda a hipótese de Florentino Luís poder vir a ser chamado, apesar de estar a ser disputado pela seleção de Angola (tem dupla nacionalidade): “Faz parte dos planos de futuro e de presente, está a crescer muito. Para representar a Seleção e vestir a nossa camisola é preciso ter o sentimento, não é uma obrigação. Acreditamos muito no seu talento, mas temos de respeitar as suas decisões.”

Pub

A sobrecarga de jogos dos futebolistas tem sido um tema recorrente nas conferências de imprensa. Este é um assunto que não passa ao lado de Roberto Martínez. “Os nossos jogadores têm experiência para jogar a cada três dias. É importante gerir, o ambiente em setembro era de frescura, é ótimo ver que isso se mantém. No ano passado fiz isso, utilizámos muitos jogadores. Sei como utilizar os jogadores, precisamos de tomar decisões”, salientou.

O treinador justificou ainda a conferência de imprensa em solo português e não na Polónia - como é regra - para precaver algum imprevisto ou atraso na viagem.

"Já estudámos o adversário"

Pub

"Obviamente, já estudámos o adversário. É uma seleção muito forte fisicamente, muito forte nas bolas paradas, algo que também foi trabalhado. Falando da linha de cinco, temos de ser pacientes com a bola. Eu sei que podemos ter menos remates à baliza, podemos ter menos oportunidades de golo, mas sendo mais pacientes e circulando a bola, com alguma intensidade, é fundamental para quebrar as linhas de cinco", disse Bruno Fernandes na antevisão ao jogo com a Polónia. "Tem de haver muita movimentação, principalmente nos espaços, para fazer com que os espaços entre linhas fiquem ainda maiores, para tentar usufruir do espaço que possa haver nas costas desta defesa. E, se não houver, tentar criar espaço para os jogadores que possam estar entre linhas e ter tempo de rodar e olhar para a frente, para depois servir os jogadores mais ofensivos. A Polónia é uma seleção com grandes nomes, com jogadores de grande qualidade, que jogam nas melhores ligas do Mundo", rematou o internacional português de 30 anos.

Polónia com elogios a Portugal

"Nós temos o Robert Lewandowski, que é um dos melhores jogadores do Mundo. Eles têm muitos Robert Lewandowskis", afirmou Michal Probierz, selecionador da Polónia, ontem em conferência de imprensa.

João Neves "é especial"

"O João Neves é especial. Já falei disso, que não acontece isso muitas vezes, um jogador chegar e diretamente dar uma resposta incrível", salientou o selecionador sobre o jogador que esta época saiu do Benfica para o PSG.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar