De penálti contra a crise: Sporting regressa às vitórias após desaire europeu
Paulinho atirou uma bola ao poste e ainda sofreu a falta que deu origem à grande penalidade. Vitória sofrida mas justa dos leões.
Um golo de Porro, na marcação de uma grande penalidade, permitiu ao Sporting vencer o Estoril, por 1-0, e terminar com um ciclo de três jogos sem vencer (empates com o Famalicão e FC Porto e derrota com o Ajax).
Foi um Sporting ainda a digerir a pesada derrota com o Ajax (1-5) para a Champions que entrou campo. O trauma dessa goleada ainda está patente em alguns jogadores. Amorim mexeu na equipa. Beneficiou do regresso de Coates, mas perdeu Gonçalo Inácio (lesionado) e Feddal (ficou no banco). Promoveu ainda a estreia a titular de Sarabia, que ocupou o lugar de Jovane.
Mas a verdade é que se assistiu a um início de jogo interessante com as duas equipas a procurarem o golo. Muita luta a meio-campo e nas situações de maior perigo brilharam os guarda-redes. Foi isso que aconteceu no lance mais perigoso dos canarinhos (15’) na primeira parte. Adán viu-se obrigado a duas intervenções de luxo para evitar o golo, primeiro a Patrick William de cabeça, e depois na recarga de Gamboa.
O Sporting circulava a bola, mas faltava objetividade. Foi então a vez de Dani Figueira brilhar. Porro cruzou para Paulinho que recebeu a bola e rematou para grande defesa. Os leões apertavam e Paulinho acabou por ver Joãozinho negar-lhe o golo em cima da linha.
Na etapa complementar, o primeiro aviso surgiu por Paulinho e com estrondo. Um remate esbarrou no poste da baliza de Dani Figueira, após um desvio num defesa.
A equipa de Rúben Amorim foi ganhando confiança e foi sufocando os canarinhos junto à sua baliza.
Adivinhava-se o golo tamanha a pressão dos leões. Até que surgiu Sarabia com um lançamento em profundidade a isolar Paulinho. O guarda-redes canarinho falhou a interceção da bola e acabou por travar o avançado leonino em falta.
Para a marcação do castigo máximo foi chamado Porro. O espanhol não hesitou e fez o 1-0. Um golo muito festejado, que ajudou a afastar o cenário de crise na equipa leonina que foi acentuado com a pesada derrota com o Ajax. Mas o trauma voltou a sentir-se nos minutos finais, quando os estorilistas reagiram e causaram alguns calafrios na defesa leonina, que tremeu como varas verdes.
"Fizemos um jogo competente"
"Os jogadores vivem muito o dia a dia e ainda não passámos por momentos muito maus. Impusemos o nosso jogo, foi um jogo muito competente. Fomos uns justos vencedores", destacou o técnico, que não esquece a goleada sofrida para a Champions: "A equipa queria dar uma boa resposta e demonstrar que somos a equipa que temos habituado, mesmo depois de uma derrota pesada."
Porro dá vitória e segura equipa
o Luís Neto – O melhor jogo da época para este central. Seguro e decidido.
o Coates – A falta que tem feito o capitão. Com ele em campo, a defesa parece outra.
o Matheus Reis – Fez um jogo certinho, sem comprometer, mas atacou pouco.
o Pedro Porro - Na forma em que se encontra, Esgaio está condenado ao banco. Defendeu, atacou e ainda foi lá, a mando do treinador, bater, irrepreensivelmente, o penálti que garantiu a vitória.
o João Palhinha – O pêndulo do leão voltou a bater afinado. O centro do terreno voltou a ser todo dele.
o Matheus Nunes – Faz excelente dupla com Palhinha e notou-se ontem uma assinalável subida de forma.
o Rúben Vinagre – Ainda não se afirmou verdadeiramente. A sua saída à hora de jogo foi acertada.
o Sarabia – Toda a gente sabe que é craque, mas ontem mostrou pouco. Ainda está em fase de integração.
o Paulinho – Falhou que se fartou, mas rematou que se fartou. Correu imenso e arrancou a grande penalidade.
o Nuno Santos – Continua irreverente e tem crescido como jogador. Teve pormenores de qualidade.
o Jovane – Dá a ideia que a equipa com ele ganha mais largura. E qualidade.
o Tiago Tomás – Em poucos minutos, mostrou qualidade.
o Ricardo Esgaio – Entrou para ajudar a segurar o 0-1.
POSITIVO E NEGATIVO
+ Dupla Paulinho-Sarabia
Paulinho ainda não tem a pontaria afinada. Treme no momento do golo. Ontem, foi o elemento mais perigoso dos leões e esteve no lance do penálti. É ele quem sofre a falta e ainda atirou uma bola ao poste. Sarabia esteve muito ativo na estreia a titular.
- Um trauma complicado
O Sporting acusou os três jogos em que não ganhou (empates com o Famalicão e FC Porto e em especial a goleada sofrida com o Ajax na Liga dos Campeões??). A equipa tremeu em momentos cruciais, mas aos poucos deu a volta por cima.
Arbitragem Penálti bem assinalado
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt