Decisões da Cimeira de Presidentes da Liga ficam para mais tarde

Discussão sobre os pressupostos da chave de distribuição dos direitos de televisão ocupou a agenda no período matinal.

05 de dezembro de 2025 às 01:30
Clubes estiveram reunidos no Porto Foto: Ricardo Jr
Partilhar

“Não foi dia para decisões, mas sim para partilhar ideias e ouvirmos o 'feedback'. Agora vamos continuar a trabalhar para depois levarmos as decisões para uma Assembleia Geral”, disse esta quinta-feira Reinaldo Teixeira, presidente da Liga, no final da Cimeira de Presidentes que teve lugar no Porto. Uma reunião que juntou praticamente todos os líderes dos clubes da Liga, nomeadamente André Villas-Boas (FC Porto), Frederico Varandas (Sporting) e Rui Costa (Benfica).

A discussão sobre os pressupostos da chave de distribuição dos direitos de televisão ocupou a agenda no período matinal. Ainda que sem caráter definitivo, houve um consenso generalizado de que os clubes da Liga principal vão passar receber mais de 90% do valor total, enquanto para a II Liga o valor pode subir até aos 10%. Neste escalão, cerca de 70% da verba apurada será repartida de forma equitativa. No caso da Liga houve vários cenários apresentados sem consenso.

Pub

Na questão da reformulação dos quadros competitivos, as duas ligas principais não terão grandes novidades. Já a Taça da Liga criou alguma discussão, com vários clubes, entre eles Benfica e FC Porto, a defenderem o fim da competição. Esta, contudo, deverá continuar ativa, ainda que em novos moldes, com o regresso de todos os clubes. Os quatro primeiros do campeonato anterior poderão continuar a entrar apenas nos quartos de final, mas as restantes equipas sairão de um torneio prévio com moldes inspirados no atual formato da Champions.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar