Dezenas de milhões de euros em jogo no dérbi de hoje

Partida em Alvalade decisiva para o título e para a entrada direta na Champions, o que influencia a preparação da próxima temporada. Bolo começa nos 40 milhões de euros, mas supera esse valor.

06 de abril de 2024 às 01:30
Coates e Di María, no jogo da passada terça-feira, para as meias-finais da Taça de Portugal Foto: Vítor Chi
Partilhar

“Só planeio a próxima época com o dinheiro da Liga dos Campeões. Esse fator e o vencer títulos tem muita influência”, afirmou há uma semana Rúben Amorim. A declaração do treinador do Sporting apenas reaviva a importância da principal competição da UEFA nas receitas - logo na atividade - dos três grandes. Daí que o dérbi deste sábado seja não só decisivo para o título, mas também para o planeamento da próxima temporada.

São dezenas de milhões de euros em jogo em Alvalade, direta e indiretamente. Desde logo porque apenas o campeão nacional tem acesso direto à próxima edição da Champions. O 2.º classificado terá que disputar as pré-eliminatórias ou, no caso de ser o Benfica o vice-campeão, esperar que o vencedor da Liga Europa carimbe a entrada na liga milionária através do seu campeonato - nesse caso as águias seriam diretamente repescadas para a fase de grupos.

Pub

A próxima edição da Liga dos Campeões será a primeira no novo formato. A UEFA ainda não divulgou a fórmula de distribuição do dinheiro, mas no caso das equipas portuguesas o prémio de entrada deverá rondar, em média, os 40 milhões de euros. Valor a que se soma o desempenho desportivo (cada vitória na fase de grupos deverá valer mais do que os atuais 2,8 milhões de euros). E ainda há a receita indireta. Cada equipa passa a fazer oito jogos, quatro deles em casa. Tal garante um aumento dos ganhos com publicidade, bilheteira e merchandising.

Outro fator a ter em conta é a valorização de jogadores potenciada pela Champions. A título de exemplo: António Silva e Gonçalo Inácio estavam avaliados em 25 milhões de euros em março de 2023 pelo site especializado ‘Transfermarkt’. Ambos são chamados à seleção nacional. O benfiquista disputou a liga milionária esta época e a sua cotação atual é de 45 milhões de euros, quando a do sportinguista é de 40 milhões de euros.IGUALDADE NOS OUTROS DÉRBISBenfica e Sporting vão defrontar-se pela quarta vez esta época. Nas ‘meias’ da Taça, os leões venceram (2-1) na 1.ª mão e empataram (2-2) na 2.ª mão. Na 1.ª volta do campeonato, foram os encarnados que saíram vitoriosos, também por 2-1. Por isso, as águias levam vantagem no confronto direto para a Liga, mas em todas as provas prevalece a igualdade: cada equipa marcou 5 golos.

Pub

Polícia francesa proíbe adeptos do Benfica

A polícia francesa proibiu a presença de adeptos do Benfica no Estádio Vélodrome, no jogo entre o Marselha e os encarnados, para a 2.ª mão dos quartos de final da Liga Europa (18/04). O jornal ‘La Provence’ adianta que a decisão se deve ao receio de graves confrontos entre adeptos. A UEFA e o Benfica ainda não foram informados, mas se este cenário se confirmar as águias ponderam fazer o mesmo aos adeptos franceses na Luz (11/04).

PORMENORES

Pub

ARGENTINO NÃO ESQUECE BENFICA

IGUALDADE NOS OUTROS DÉRBIS

Benfica e Sporting vão defrontar-se pela quarta vez esta época. Nas ‘meias’ da Taça, os leões venceram (2-1) na 1.ª mão e empataram (2-2) na 2.ª mão. Na 1.ª volta do campeonato, foram os encarnados que saíram vitoriosos, também por 2-1. Por isso, as águias levam vantagem no confronto direto para a Liga, mas em todas as provas prevalece a igualdade: cada equipa marcou 5 golos.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar