Dragão vai à cimeira dos grandes na Taça da Liga

Equipa de Sérgio Conceição apura-se por um golo e bate recorde de vitórias consecutivas da história do clube.

31 de dezembro de 2018 às 08:58
Soares (dir.) marcou o segundo golo do FC Porto e vai ser felicitado por Felipe Foto: Luís Manuel Neves
Jogo entre Belenenses e FC Porto para a Taça da Liga Foto: Lusa
Jogo entre Belenenses e FC Porto para a Taça da Liga Foto: Lusa

1/3

Partilhar

O FC Porto qualificou-se este domingo para a final four da Taça da Liga, ao vencer o Belenenses, no Jamor, por 2-1, e beneficiando do ‘magro’ triunfo do Desp. Chaves sobre o Varzim (3-1).

Ao terminar o Grupo C com mais golos apontados do que os flavienses (diferença de 7-4 para 5-2, entre marcados e sofridos), os dragões garantiram o derradeiro lugar na ‘cimeira’ entre os principais clubes do futebol português, marcada para Braga. A fase final da competição contemplará, desta forma, um clássico Benfica-FC Porto, a 22 de janeiro, e um Sp. Braga-Sporting, passadas 24 horas. Os vencedores destes confrontos decidem o primeiro título de 2019, no dia 26.

Pub

Este triunfo permitiu ainda aos portistas alcançar o recorde de vitórias consecutivas do clube. A turma de Sérgio Conceição tem uma série de 16 jogos seguidos a ganhar, ultrapassando o registo de 1984/85, quando a equipa, treinada por Artur Jorge, venceu 15 encontros seguidos.

O FC Porto esteve em desvantagem (Reinildo, 4’), mas operou a reviravolta (a 5 ª consecutiva em provas nacionais), fruto dos golos de Marega (53’) e Soares (63’). No final, desperdiçou um punhado de ocasiões para dilatar o resultado, por força da inspiração de Mika.

Pub

Substituição polémica

O FC Porto justificou a saída de Bruno Costa (39’) com uma lesão, disse ao CM fonte oficial da Liga. A substituição poderia ter originado uma multa ou um castigo aos dragões. O regulamento diz que os clubes têm de colocar no onze dois jogadores formados em Portugal (Danilo foi o outro) e utilizá-los pelo menos durante 45 minutos, "salvo em caso de força maior".

Final de ano em grande

Pub

O FC Porto termina 2018 em grande: já conquistou a Supertaça e somou este domingo a 16ª vitória consecutiva em todas as competições, que coincidiu com a passagem à final four da Taça da Liga. No campeonato está na liderança isolada e na Champions já se encontra nos ‘oitavos’, após ser a melhor equipa da fase de grupos. Por último, o FC Porto também está nos ‘quartos’ da Taça de Portugal.

"Estamos a colher os frutos do trabalho"

"Foi a 16ª vitória e é bom porque coincide com a passagem à final four. Os jogadores estão de parabéns e nós queremos vencer esta competição. Estamos a colher os frutos daquilo que é o nosso trabalho", disse Sérgio Conceição, depois da vitória no Jamor.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar