Duelo de rivais
Rui Vitória voltou a desvalorizar os ataques de Jesus.
Vitória: "Equipa que soma mais pontos é a melhor"
Rui Vitória era um homem imensamente feliz com o primeiro título de campeão na carreira. "Ganhou a melhor equipa porque percebemos todas as competições em que estávamos envolvidos. A equipa que soma mais pontos é sempre a melhor", analisou no final do jogo com o Nacional.
O técnico, de 46 anos, respondeu também a um ano de farpas e críticas de Jorge Jesus, técnico do Sporting. "Nós somos diferentes. A minha forma de estar na vida é diferente. Em primeiro lugar estão os meus jogadores, a minha família, o presidente, staff. Em 18º estão os professores das minhas filhas, em 23º o motorista que me levou um dia até Fátima, em 77º o vendedor de pipocas de uma festa onde estive e lá para o 90º o treinador do Sporting", atirou Vitória, que reafirmou que este título não foi ganho "contra ninguém".
O treinador das águias dedicou o troféu aos jogadores, adeptos, equipa técnica, staff, mas principalmente ao presidente, Luís Filipe Vieira : "Foi uma pessoa importantíssima neste título. Este título é muito dele". Rui Vitória reconheceu que a equipa passou por enormes "desafios" durante a época. "Quanto mais dificuldades nos criaram, mais nos unimos", concluiu. No final e visivelmente emocionado, Vitória dedicou ainda o título de campeão aos pais (que morreram num fatídico acidente de automóvel em 2002): "Acho que ficariam muito orgulhosos".Sobre o seu futuro, o técnico respondeu de forma evasiva. "Tenho mais dois anos de contrato. Estamos aí para a luta. Somos uma equipa com futuro. Eu crio e outros copiam e é por isso que ganho."
Jesus: "Neste campeonato não ganhou o melhor"
O treinador do Sporting não tem dúvidas de que o triunfo em Braga foi "uma demonstração de poder e qualidade". "A nossa obrigação era vencer e cumprimos. Não é fácil ganhar em Braga. É contranatura fazer 86 pontos e não conseguir ganhar o título", prosseguiu, aproveitando para felicitar os jogadores do Sporting, o presidente [Bruno de Carvalho] e os adeptos.
Jorge Jesus não tem dúvidas de que a conquista do título pelo Benfica é "ingrata". "Demonstrámos que fomos a melhor equipa, mesmo nos jogos com o Benfica. Fomos os melhores contra os melhores."
Questionado sobre se foi a derrota em Alvalade com o Benfica [a única com as águias e os dragões] que definiu o campeonato, Jesus admitiu que se tratou de uma "partida cruel". "É esse o jogo marcante, pois permitiu ao Benfica ascender ao primeiro lugar. Fomos superiores e bastava um empate para continuar na frente. Demonstrámos que fomos os melhores nesse jogo, mas isso agora não conta. O Sporting está no caminho certo", acrescentou.
Sobre o seu futuro, o técnico respondeu de forma evasiva. "Tenho mais dois anos de contrato. Estamos aí para a luta. Somos uma equipa com futuro. Eu crio e outros copiam e é por isso que ganho."
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt