Emoção: multidão presta homenagem a Pinto da Costa

Largas centenas de pessoas passaram este domingo pela Igreja das Antas para se despedirem do antigo presidente do FC Porto.

17 de fevereiro de 2025 às 01:30
Partilhar

Passavam poucos minutos das 16h30 de ontem quando a urna de Pinto da Costa chegou à Igreja Paroquial de Santo António das Antas, o local escolhido pelo ex-presidente do FC Porto como epicentro das suas cerimónias fúnebres. De modo recatado, a urna foi transportada para o interior da igreja por vários elementos dos Super Dragões, entre eles Sandra Madureira. O marido, Fernando, detido preventivamente enquanto aguarda julgamento no âmbito da ‘Operação Pretoriano’, formalizou um pedido na cadeia anexa da Polícia Judiciária do Porto para ir ao funeral. Ambos recorreram às redes sociais para se despedirem do ex-presidente de quem eram próximos - no caso de ‘Macaco’, numa conta gerida por “alguém da inteira confiança”.

Largas centenas de pessoas reuniram-se na Igreja das Antas bem antes das 18h00, a hora marcada para o início do velório. Para prestar uma última homenagem ao homem que presidiu ao FC Porto durante 42 anos, antes de ser derrotado por Villas-Boas nas eleições de abril passado, marcaram presença muitas figuras do FC Porto - ex-jogadores e antigos treinadores, com Sérgio Conceição a viajar propositadamente de Milão - e do futebol em geral - Valentim Loureiro, ex-presidente do Boavista e companheiro de batalhas antigas, e o superempresário Jorge Mendes, entre outros. Aguiar-Branco, presidente da Assembleia da República, também esteve nas Antas.

Pub

Já ao fim da noite, chegou à igreja o plantel do FC Porto - viajou de avião do Algarve após a vitória com o Farense (mais nas páginas 4 e 5). Nessa comitiva não estava o atual presidente, cuja presença Pinto da Costa disse não querer. “Repensarei se a família assim quiser, mas foi palavra dita em vida e tenciono respeitá-la”, disse Villas-Boas.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar