O Benfica venceu este sábado na visita ao Estoril Praia, por 3-1, em jogo da 34.ª jornada da I Liga de futebol, sem conseguir 'roubar' o segundo lugar ao Sporting, que venceu o Gil Vicente.
O Benfica colocou-se em vantagem com um golo de Richard Ríos, aos sete minutos, Alexander Bah aumentou para 2-0 na sequência de um canto, aos 14, e Rafa, dois minutos depois, num lance individual, fez o 3-0 para as 'águias'. Já na parte final do encontro, Peixinho (90+1) fez o 3-1 final.
Com este triunfo no encerramento do campeonato, o Benfica acaba a prova com 80 pontos, menos dois do que o Sporting, no último lugar do pódio, fora do acesso à Liga dos Campeões e entrada direta na Liga Europa. Já o Estoril Praia encerra a I Liga no 10.º lugar, com 39 pontos, e confirma um final de época em quebra, com oito jogos sem vencer.
As 'águias' entraram na Amoreira em alta rotação e logo aos sete minutos colocaram-se em vantagem. Depois de uma abertura de costa a costa de Prestianni, Schjelderup cruzou ao segundo poste e Richard Ríos encostou para o 1-0.
Aos 10, um grande lance individual de Prestianni, só parado por Robles, deixou o Benfica perto do 2-0, que chegou logo de seguida, aos 14, na sequência de um canto, por Bah, após desvio decisivo de Tomás Araújo.
Confirmando uma entrada de rompante na Amoreira, ainda se festejava o 2-0 e já Rafa voltava a colocar a bola no fundo da baliza estorilista, com um remate de pé esquerdo que confirmou o 3-0 e o 100.º golo do avançado português com a camisola 'encarnada'.
Na segunda parte, o Benfica voltou a entrar por cima no encontro, mas menos pressionante na hora de visar a baliza de Robles.
Ainda assim, Prestianni e Pavlidis podiam ter ampliado a vantagem das 'águias' antes de um dos momentos mais marcantes da partida, a substituição de Pizzi.
Ao minuto 58, o jogo parou, os elementos dos dois bancos levantaram-se e dirigiram-se para o meio-campo, fazendo uma guarda de honra para a saída do médio, que representou, entre outros, o Atlético de Madrid, o Sporting de Braga e o Benfica, ao serviço do qual fez 360 jogos em mais de sete épocas.
Nos últimos 20 minutos, com Lukébakio em campo, o Benfica voltou a criar perigo, com o belga em dois remates de meia distância a fazer a bola rasar o poste, e numa jogada isolado a permitir a antecipação de Bouma quando tinha tudo para marcar.
Num dos últimos lances vistosos do jogo, uma vez mais para o Benfica, Richard Ríos esteve perto de 'bisar'. Ao seu estilo, com toque de futsal, já dentro da área, o médio colombiano tirou dois adversários do caminho, mas na hora de finalizar abusou da técnica e o 'chapéu' sobre Robles saiu curto.
Mas o melhor da segunda parte estava guardado para o fim, com o Estoril Praia a reduzir para 3-1 por Peixinho, aos 90+1. O jovem estorilista arrancou para a área e, de pé esquerdo, bateu Trubin com um remate colocado, de longe.
Com ambas as equipas rendidas à evidência do resultado e o Benfica conformado com a impossibilidade de 'roubar' o segundo lugar ao Sporting, o jogo arrastou-se para o apito final, e o 3-1 confirmou o Benfica como terceiro classificado e a única equipa da I Liga que não sofreu qualquer derrota esta época.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt