"Estou habituado a estas estratégias de comunicação"
Árbitro comenta polémica em torno da sua nomeação.
A nomeação de João Capela para dirigir a partida entre Académica e Benfica tem feito correr muita tinta nos últimos dias. O árbitro da AF de Lisboa falou sobre a polémica da sua escolha para arbitrar a partida desta 29.ª jornada do campeonato.
"O que tem acontecido nos últimos dias tem acontecido em todos os últimos dias de campeonatos anteriores. Estamos na fase das decisões e é natural que haja mais ruído que o normal. Nós árbitros já estamos habituados a estas estratégias de comunicação, percebemos qual o seu objetivo, mas só temos uma coisa a fazer: pensar na nossa tarefa. Não tenho estigmas em relação a nada ou a situações anteriores. Apenas analisamos factos. Se não pensarmos apenas nisso, não estaremos a ter um contributo profissional para valorizar o desporto e a nossa Liga. Os árbitros querem estar do lado positivo e fazer bem a sua tarefa", afirmou ao Record, à margem de uma ação da Empresários pela Inclusão Social, que decorreu na Amadora.
"Optei há alguns anos por não ver programas televisivos sobre futebol. Só percebo que estou a ser mais exposto quando recebo telefonemas de família e amigos. Tento responder sempre da mesma forma: é normal que os árbitros tenham este tipo de exposição e estejam sujeitos a este tipo de ruídos. Como não controlo as opções dos outros, penso apenas no que posso fazer, que é contribuir para a estabilidade dos campeonatos. Mas é um ruído igual a todos os outros anos", considerou.
Esta semana, o diretor de futebol do Sporting, Octávio Machado, criticou a nomeação do árbitro e lançou farpas ao Benfica. "Dá conforto a um clube, pois é um árbitro que faz 14 jogos desse clube e lhes dá 13 vitórias e um empate, com o adversário a não marcar um golo. É a nomeação ideal depois do desgaste de uma competição europeia, onde conseguiram um bom resultado para uma equipa portuguesa. É o melhor", atirou o dirigente. Entretanto, os bicampeões responderam às declarações do responsável pelo futebol dos leões. "Lembram-se do que Octávio Machado já disse de Jorge Nuno Pinto da Costa, de José Roquette e, já agora, de Bruno de Carvalho? Já disse tudo e o seu contrário. O seu curriculum a nível de declarações públicas é o retrato que melhor ilustra a sua credibilidade. Ou, melhor, a falta dela", pode ler-se num comunicado divulgado no site dos encarnados.
Polémicas à parte, João Capela dirige este sábado o Académica-Benfica a partir das 18h30, no Estádio Cidade de Coimbra.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt