"Ter os pés no chão e trabalhar duro": Farioli quer cautela no entusiasmo do FC Porto
Treinador do FC Porto não quer que a euforia prejudique a equipa neste regresso à competição. Lamento sobre as recentes lesões de Alberto Costa e Luuk De Jong.
"O desafio de todos é manter a calma, sabendo o que nos trouxe até aqui, estar sempre com os pés no chão e continuar a trabalhar no duro e com muita força”, disse Francesco Farioli, técnico do FC Porto, na antevisão do jogo deste sábado (18h00) em casa com o Nacional.
O italiano admite o entusiasmo dos adeptos, mas salienta que nem tudo está bem. "Precisamos de estar com a mentalidade certa e recordo o que aconteceu há dois meses, quando cheguei aqui. Lembro-me um pouco dos sentimentos que circulavam, da linguagem corporal das pessoas, e não é possível que, em dois meses, nos tenhamos tornado em pessoas de 1,95 metros, loiros e de olhos azuis... Não é essa a realidade. Os jogadores não eram tão maus assim e, agora, também não são tão bons", salienta.
A entrega que tem tido de todos os jogadores desde que chegou ao Porto é algo que deixa o técnico muito satisfeito: "Aumentar a intensidade e a exigência é algo que carece de esforço, esforço físico e mental, mas, no final, é isso que queremos, o que os jogadores querem e o que sentimos que nos dará mais vantagens a curto e longo prazo."
As lesões recentes no plantel deixam a equipa técnica em alerta. "Quando a manta começa a ficar curta, tens de expor outros jogadores e, agora, a lesão de Alberto (Costa) é um pouco uma consequência dessa sobrecarga. Como já dissemos em partidas anteriores, quando alguém está ausente, outros jogadores precisam de estar prontos para se destacarem", disse.
Farioli quer ver como a equipa reage após a pausa para a seleções: "Tivemos muitos jogadores com as seleções nacionais, então é importante reconectá-los todos aqui. Temos de seguir em frente, sabendo que o que fizemos já faz parte do passado e que estamos ansiosos pelo novo desafio que tem o nome de Nacional. Uma equipa que está bem. Não foi só fora, eles também fizeram ótimas exibições em casa e temos que estar prontos para isso".
E TAMBÉM
William: Brasileiro ainda em dúvida
Farioli revelou que William Gomes estará em dúvida praticamente até à hora do jogo: “Como sempre, colocamos em campo e no banco jogadores em plena forma, porque não gosto de correr riscos quando a situação física não está clara. E também porque se alguém não estiver pronto, temos outros jogadores na equipa que nos podem ajudar".
Kiwior vem ajudar
“Kiwior está aqui para ajudar. Assim, independentemente de onde precisarmos que ele jogue, ele entrará em campo”, salientou Francesco Farioli.
Dupla de regresso
O técnico italiano confirmou os regressos à convocatória de Gabri Veiga e de Eustáquio que recuperaram das respetivas lesões. O médio espanhol deve mesmo voltar a ser titular fazendo companhia a Alan Varela e Froholdt.
PORMENORES
Ajax diferente do FC Porto
“A cultura do Ajax é um futebol posicional, frio e organizado, uma religião. A cultura do FC Porto é quase carnal: sacrifício, carrinhos, público em chamas”, disse Farioli ao jornal italiano “Corriere della Sera”.
"Obra de arte de William”
O golo de William Gomes aos 64’ do triunfo do FC Porto sobre o Sporting, por 2-1, em Alvalade, foi eleito o melhor do mês de agosto da Liga. “Obra de arte”, diz o organismo.
Novo contrato para Diogo
O FC Porto está a preparar um novo contrato para o capitão Diogo Costa. Para além de um aumento de salário e a extensão do vínculo até 2030, a SAD quer aumentar a cláusula de 75 milhões para 100.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt