FC Porto coloca "foco no próximo jogo" sem pensar no clássico

Farioli diz que o mais importante para a equipa é o Casa Pia e não o Sporting, com quem os dragões jogam na próxima jornada.

02 de fevereiro de 2026 às 01:30
Francesco Farioli, técnico do FC Porto Foto: Ricardo Jr/Record
Partilhar

Apesar de o clássico frente ao Sporting ser já na próxima jornada, Francesco Farioli e a equipa do FCPorto só pensam no jogo desta segunda-feira frente ao Casa Pia, em Rio Maior.

“Eu percebo a perceção do ponto de vista de quem está de fora, que todos estão de olhos postos no jogo de [dia] 9, com o Sporting, mas para nós o mais importante é o jogo do dia 2 [esta segunda-feira], até porque o Casa Pia tentará certamente jogar todas as cartas em campo para tentar surpreender-nos”, disse o treinador italiano na antevisão do encontro que encerra a jornada 20 do campeonato.

Pub

Farioli disse que o FCPorto não vai mudar a forma de abordar os jogos nem fazer cálculos sobre o futuro. Realça que o mais importante é o foco no presente e esse passa pelo jogo frente ao Casa Pia.

Nos últimos dois jogos, o FCPorto marcou seis golos. Questionado sobre o aumento da média de golos da equipa, Farioli mostrou-se satisfeito, mas quer mais.

Técnico admite que fevereiro pode ser um mês decisivo nas contas do título de campeão 

“Claro que ter jogos com mais alguns golos extra nos deixa satisfeitos. Queremos sempre marcar o maior número de golos possíveis. Ao contrário dos últimos dois jogos, é verdade que antes só marcámos um golo, mas também é verdade que criámos muitas oportunidades. O nosso objetivo é criar oportunidades para marcar e não conceder oportunidades de perigo aos nossos adversários”, realçou o técnico.

Farioli voltou a abordar a boa jornada europeia realizada pelas equipas portuguesas. Otreinador frisa que os resultados de FCPorto, Sporting, Benfica e Sp. Braga ma Europa demonstram a competitividade que existe no campeonato português.

“Encontrámos um campeonato muito competitivo, com equipas que têm estado muito bem na Liga dos Campeões, com outra equipa a terminar também no top 8 da Liga Europa. Tudo isto mostra a qualidade do campeonato português e dos treinadores portugueses”, referiu Farioli, que ainda não perdeu na Liga.

Pub

Solidário com mau tempo no País

Farioli falou do mau tempo em Portugal. “Tudo o que tem acontecido no País tem-nos deixado preocupados e com alguns sentimentos. Há alguns dias, em Itália, vivemos uma situação semelhante na cidade de onde é a minha mulher”, disse o técnico. Farioli mostrou-se também preocupado com as eventuais más condições do relvado em Rio Maior.

PORMENORES

Pub

Moffi é reforço importante

“O Moffi é um jogador que eu conheço muito bem. Considerámos que seria importante ter mais uma solução na frente”, disse Farioli sobre o reforço de inverno do FCPorto. Já Seko Fofana, que está a caminho da Invicta, vem para fechar o plantel portista, que ainda terá mais uma saída.

Moura e Varela em risco

Pub

Caso vejam o cartão amarelo no jogo frente ao Casa Pia, Francisco Moura e Alan Varela cumprem uma série de cinco cartolinas no campeonato e falham o clássico no estádio do Dragão frente ao Sporting.

Casa Pia motivado

Álvaro Pacheco, técnico do Casa Pia, disse que a equipa está com moral para a receção ao líder do campeonato. “Defrontar o FCPorto é motivador porque temos a oportunidade de conseguir a primeira vitória em casa”.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar