FC Porto e Vitória de Guimarães disputam última vaga na 'final four' da Taça da Liga

Sporting já está à espera do adversário nas meias-finais.

02 de dezembro de 2025 às 08:50
FC Porto Foto: Direitos Reservados
Partilhar

O FC Porto e o Vitória de Guimarães disputam na quinta-feira a quarta e última vaga na 'final four' da Taça da Liga de futebol, com o Sporting já à espera do adversário nas meias-finais.

Mais de um mês depois de Sporting, finalista vencido na última edição, o Benfica, campeão e recordista de títulos (oito), e o Sporting de Braga terem assegurado a presença em Leiria, 'azuis e brancos' e vimaranenses jogam o último encontro dos quartos de final, na quinta-feira, às 20:15, no Estádio do Dragão, no Porto.

Pub

Na competição em que tem pior palmarés, com apenas um triunfo em 2022/23 e quatro finais perdidas, o FC Porto tenta chegar pela segunda vez consecutiva às meias-finais, frente a um Vitória de Guimarães, que apenas foi semifinalista duas vezes, em 2008/09 e em 2019/20.

Na última presença dos vimaranenses nas meias-finais aconteceu o único confronto entre as duas equipas na competição, com o FC Porto a impor-se por 2-1, em Guimarães, num encontro em que esteve a perder com um penálti de Tapsoba, mas deu a volta com golos de Alex Telles e Tiquinho Soares.

O FC Porto chega a este encontro ainda invicto a nível interno e com apenas um empate, em casa com o Benfica, liderando isolado o campeonato, além de estar nos oitavos de final da Taça Portugal e em zona de apuramento direto para os oitavos de final da Liga Europa, ao ocupar o oitavo lugar da fase de liga.

Pub

Para o Vitória a temporada não tem sido tão feliz, com o conjunto de Guimarães a ocupar o oitavo posto, já a seis pontos da zona de qualificação europeia, embora estejam na melhor fase da temporada, com três vitórias seguidas, frente a AVS e Tondela, para a I Liga, e com o Mortágua, para a Taça de Portugal.

Este será o segundo encontro entre as duas equipas esta temporada, depois de os 'dragões' terem vencido em casa, por 3-0, na primeira jornada da I Liga, com um golo de Pepê e um 'bis' de Samu.

O vencedor do encontro entre FC Porto e Vitória de Guimarães vai encontrar nas meias-finais, em 06 de janeiro, em Leiria, o campeão nacional Sporting, que afastou o Alverca, por 5-1.

Pub

Na outra meia-final, que se disputa no dia seguinte, o Benfica, que venceu o Tondela (3-0), joga com o Sporting de Braga, que bateu o Santa Clara (5-0), com a final a estar marcada para 10 de janeiro.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar