FC Porto isolado na frente do campeonato mais de três anos depois
Liderança sem companhia na jornada anterior estava condicionada pelo jogo em atraso do Benfica. Agora o caso muda de figura.
A liderança isolada do FC Porto já vem da quarta jornada, na qual ganhou ao Sporting. Um total de doze pontos em quatro jogos, algo que nenhuma outra equipa tinha conseguido. Mas, e havia um ‘mas’, o Benfica tinha (e tem) um jogo em atraso, com o Rio Ave. Era uma liderança isolada à condição. Agora, depois do empate dos encarnados no jogo caseiro com o Santa Clara e da quinta vitória do FC Porto no campeonato, frente ao Nacional, emerge uma nova situação: os azuis e brancos comandam a classificação da liga destacados e sem condicionantes como aquela que derivava do facto de o Benfica ter um jogo a menos. Isto é algo que não acontecia, imagine-se, há mais de três anos. Ou seja, temos de recuar a 2021/22. Nessa época, o FC Porto foi campeão nacional com Sérgio Conceição ao leme. Desde então nunca mais a equipa do Dragão ao peito andou isolada na frente do campeonato. O que dá ainda mais volume à excelente entrada de época da equipa agora entregue ao treinador Francesco Farioli.
À liderança do FC Porto, com 15 pontos, decorrentes de cinco vitórias em outros tantos jogos, junta-se ainda a circunstância de, depois desta jornada, morar no Dragão a defesa menos batida da liga, com um golo sofrido. No que respeita ao ataque, só o Sporting (15 golos) supera o FC Porto (12 golos).
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt