FC Porto pode aproveitar dérbi lisboeta para cimentar liderança da I Liga
'Dragões', que lideram a prova com três pontos de vantagem sobre o bicampeão nacional e seis sobre o Benfica, entram em campo no domingo.
O FC Porto visita o Tondela, antepenúltimo classificado, na expectativa de capitalizar o confronto da 13.ª jornada entre os perseguidores Sporting e Benfica - mais decisivo para os 'encarnados' -- e consolidar a liderança da I Liga de futebol.
Os 'dragões', que lideram a prova com três pontos de vantagem sobre o bicampeão nacional e seis sobre o Benfica, entram em campo no domingo, no estádio de uma equipa que não ganhou nenhum dos cinco jogos disputados em casa, já depois de os rivais lisboetas se terem defrontado no Estádio da Luz, na sexta-feira, no jogo de abertura da ronda.
A equipa treinada pelo italiano Francesco Farioli, que na quinta-feira defronta o Vitória de Guimarães em partida dos quartos de final da Taça da Liga, está a protagonizar um início de campeonato quase perfeito, com 11 vitórias em 12 jogos, deixando apenas escapar um empate, na oitava jornada, na receção ao Benfica (0-0).
O FC Porto desloca-se a Tondela, casa pouco acolhedora do 16.º posicionado, que até venceu no sábado no terreno do Gil Vicente (apenas a segunda vitória conquistada na I Liga de 2025/26), mas continua sem o conseguir fazer perante os seus próprios adeptos, que já assistiram, previsivelmente desolados, a três derrotas e dois empates.
A história também joga a favor dos 'dragões', que apenas uma vez deixaram escapar a vitória nas sete visitas anteriores a Tondela, abrindo-lhes boas perspetivas de poderem beneficiar dos 'despojos' do dérbi lisboeta, cujas consequências, em caso de derrota, serão sempre mais nefastas para o Benfica.
O Sporting de Braga, 'cliente' habitual do quarto lugar da I Liga, parece esta temporada com mais dificuldade em reclamá-lo, e será instalado no sexto posto que terá de enfrentar mais um teste de fogo, no sábado, no reduto do Famalicão, quinto colocado, no primeiro de dois jogos exclusivamente entre equipas minhotas.
Na segunda-feira, no encontro de encerramento da 13.ª jornada, será a vez de Vitória de Guimarães, oitavo posicionado, receber o Gil Vicente, equipa sensação da fase inicial do campeonato e que, mesmo em caso de derrota, só poderá ser igualado pelo Famalicão na quarta posição.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt