Gyokeres é o jogador de uma equipa da Liga portuguesa mais valioso de sempre

Avançado bate recorde que partilhava com João Félix, estando avaliado em 75 milhões de euros,

20 de dezembro de 2024 às 01:30
Gyokeres tem 27 golos esta época em 25 jogos pelo Sporting Foto: Rodrigo Antunes/ Lusa
Partilhar

Viktor Gyokeres acaba de deixar mais uma marca na história do futebol português. O avançado tem agora o maior valor de mercado alguma vez registado por um jogador de uma equipa da Liga portuguesa, segundo o site especializado ‘Transfermarkt’.

Desde que chegou ao Sporting, em ano e meio a cotação do internacional sueco aumentou 5,7 vezes, dos 13 milhões de euros para os tais 75 milhões de euros que são o novo recorde em Portugal. O anterior máximo (70 miljões de euros) já pertencia a Gyokeres, mas partilhado com João Félix (atingiu esse valor em 2019 quando foi vendido pelo Benfica ao Atl. Madrid).

Pub

Gyokeres, que leva 27 golos em 25 jogos pelo Sporting esta temporada, não é o único leão que beneficiou do bom arranque de época, com Ruben Amorim. Quenda divide com Samu, do FC Porto, o título de jogador que mais valorizou nos últimos dois meses - a última atualização do ‘Transfermarkt’ tinha sido feita em outubro.

A liderança no campeonato e o bom desempenho na Champions, no consulado de Amorim, valeram ao Sporting ter seis jogadores no top 10 dos mais valiosos do campeonato. Não é de estranhar, portanto, que em Alvalade esteja o plantel com a maior cotação (474 milhões de euros), mais de uma centena de milhão acima do registado por FC Porto (359,2 milhões de euros) e Benfica (354 milhões de euros).

No entanto, este domínio está em risco. É o próprio ‘Transfermarkt’ a destacar que a valorização de 30,5 milhões de euros no plantel do Sporting no espaço de dois meses aconteceu “apesar da quebra de rendimento que se seguiu à promoção de João Pereira ao cargo de treinador principal”. Ou seja, caso se repita a onda de resultados negativos (João Pereira registou quatro derrotas consecutivas) ou caso subsistam as más exibições, os jogadores leoninos poderão ver as suas cotações revistas em baixa. Diogo Costa, guarda-redes do FC Porto, que esteve quatro jogos sem ganhar em novembro, viu a sua cotação baixar em 5 milhões de euros na revisão feita agora.

Pub

Varandas: “Presente envenenado”

Frederico Varandas reconheceu na quinta-feira que o convite a João Pereira para suceder a Ruben Amorim, com a época a decorrer, foi o “mais ingrato e o presente mais envenenado a um treinador”. O presidente do Sporting revelou por que razão não contratou alguém de fora do clube (“com sete jogos em 26 dias não iria ter tempo para treinar”), lamentou a onda de lesões na equipa e “algumas arbitragens infelizes”.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar