Jogador português nomeado para melhor jovem futebolista da última temporada

68.ª gala da Bola de Ouro vai ter lugar a 28 de outubro, no Théâtre du Châtelet, em Paris.

04 de setembro de 2024 às 18:31
Troféu Kopa Foto: Mohammed Badra/EPA
João Neves no PSG Foto: Christophe Petit Tesson /Lusa Epa

1/2

Partilhar

O médio internacional português João Neves, que atualmente representa o tricampeão francês Paris Saint-Germain, após ter deixado o Benfica na janela de transferências de verão, foi, esta quarta-feira, nomeado para melhor futebolista sub-21 da época 2023/24.

Presente no trajeto da seleção das quinas até aos quartos de final do Campeonato da Europa, na Alemanha, o centrocampista vai concorrer com Warren Zaire-Emery, companheiro de equipa nos parisienses, Pau Cubarsí e Lamine Yamal (ambos do FC Barcelona), Alejandro Garnacho e Kobbie Mainoo (ambos do Manchester United), Arda Güler (Real Madrid), Karim Konaté (Salzburgo), Savinho, que representou o Girona na temporada passada e pertence atualmente ao Manchester City, e Mathys Tel (Bayern Munique).

Pub

João Neves, de 19 anos, fez três golos e uma assistência em 55 jogos ao serviço do Benfica em 2023/24, conquistando uma Supertaça Cândido de Oliveira, registo ao qual acrescentou 11 partidas em diversas seleções portuguesas, duas das quais na fase final do Euro2024.

O médio foi oficializado como reforço do Paris Saint-Germain a 5 de agosto, por 59,92 milhões de euros fixos, mais 10 milhões em variáveis, protagonizando a venda mais avultada efetuada por clubes lusos no primeiro período de transferências de 2024/25.

João Neves estreou-se com quatro assistências em três encontros pela equipa dos compatriotas Nuno Mendes, Vitinha e Gonçalo Ramos, tendo sido convocado por Portugal para as receções à Croácia, na quinta-feira, e à Escócia, no domingo, das duas primeiras jornadas do Grupo A1 da quarta edição da Liga das Nações.

Pub

O centrocampista é um dos 10 finalistas da sexta edição do Troféu Kopa, que foi atribuído em 2022/23 ao inglês Jude Bellingham, do campeão europeu e espanhol Real Madrid, e tem portugueses nomeados consecutivamente desde 2019, quando o avançado João Félix se tornou o único luso a figurar no pódio, ao ser terceiro.

A distinção em homenagem ao malogrado internacional francês Raymond Kopa, eleito melhor futebolista do mundo em 1958 e vencedor de três Taças dos Clubes Campeões Europeus pelo Real Madrid na década de 1950, será entregue na 68.ª gala da Bola de Ouro, a 28 de outubro, no Théâtre du Châtelet, em Paris.

A cerimónia decorrerá sob inédita organização da UEFA, na sequência do acordo celebrado entre o organismo regulador do futebol europeu e o grupo de comunicação social Amaury, proprietário da revista France Football, que atribui o galardão desde 1956 e continua responsável pela supervisão do sistema de votação.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar