João Pedro Sousa é o segundo treinador demitido pelo AVS
Em 10 encontros, João Pedro Sousa conseguiu apenas uma vitória, na Taça de Portugal, frente ao Fornos de Algodres.
João Pedro Sousa tornou-se esta terça-feira o sexto treinador a deixar o comando de uma equipa durante a edição 2025/26 da I Liga portuguesa de futebol, com o AVS a somar a sua segunda 'chicotada psicológica' da época.
Três dias depois da goleada sofrida em casa do Sporting, por 6-0, naquela que foi a terceira derrota consecutiva do AVS, João Pedro Sousa deixou o AVS, 10 jogos depois de ter substituído José Mota, que iniciou a temporada na equipa da Vila das Aves.
Em 10 encontros, João Pedro Sousa conseguiu apenas uma vitória, na Taça de Portugal, frente ao Fornos de Algodres (7-0), além de seis derrotas e três empates, um dos quais igualmente na Taça, na qual acabou por seguir em frente, depois de bater o Académico de Viseu nos penáltis.
O lanterna-vermelha AVS, que ainda não venceu qualquer encontro em 14 jornadas da I Liga, é a primeira equipa a trocar duas vezes de treinador, depois de José Mota, que saiu à quinta jornada, sendo substituído interinamente por Fábio Espinho em duas rondas, antes da entrada de João Pedro Sousa.
Na mesma quinta jornada, o Benfica e o Estrela da Amadora também mudaram de treinador, com os amadorenses a despedirem-se de José Faria, que só foi substituído à oitava jornada, por João Nuno, tendo os 'tricolores' sido orientados de forma interina por Luís Silva, enquanto as 'águias' fizeram regressar José Mourinho para o lugar de Bruno Lage.
Bruno Lage foi despedido em 17 de setembro, após a derrota na receção aos azeris do Qarabag, por 3-2, na primeira jornada da fase de liga da Liga dos Campeões, depois de ter estado a vencer 2-0, dias depois de um empate caseiro com o Santa Clara (1-1).
Ivo Vieira tinha sido o último treinador a ser despedido, ao deixar o comando do Tondela à 11.ª jornada e ser substituído pelo italiano Cristiano Bacci, sucedendo na lista de 'chicotadas psicológicas' a João Pereira, afastado após a 10.ª ronda do comando técnico do Casa Pia, que passou a ser orientado por uma equipa multidisciplinar.
- Mudanças de treinador na edição 2025/26 da I Liga portuguesa de futebol:
Jornada Clube Sai Entra
5.ª Estrela Amadora José Faria Luís Silva (interino)
5.ª Benfica Bruno Lage José Mourinho
5.ª AVS José Mota Fábio Espinho (interino)
7.ª AVS Fábio Espinho (interino) João Pedro Sousa
8.ª Estrela da Amadora Luís Silva (interino) João Nuno
10.ª Casa Pia João Pereira Gonçalo Brandão (+)
11.ª Tondela Ivo Vieira Cristiano Bacci
14.ª AVS João Pedro Sousa A designar
(+) Treinou a equipa interinamente frente ao Benfica, integrando depois uma equipa multidisciplinar, que dirige a equipa principal.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt