Falta de polícias adia Famalicão-Sporting. Liga exige inquérito urgente ao Governo
Seis adeptos ficaram feridos em confrontos antes do jogo.
Vários adeptos arremessaram cadeiras, pedras e garrafas, este sábado, durante confrontos nas imediações do estádio do Famalicão. O CM sabe que foram chamadas ambulâncias para o local e que agentes da PSP foram transferidos do Tribunal Criminal do Porto para o jogo Famalicão-Sporting. Há pelo menos seis feridos, um deles com um traumatismo craniano.
As baixas médicas colocadas por 13 dos 15 agentes da PSP escalados para a segurança do jogo Famalicão-Sporting, com início marcado para as 18h00 deste sábado, levou ao adiamento da partida. Fonte sindical disse ao CM que o protesto só foi conhecido "a pouco tempo do início do jogo".
Foi necessário, acrescentou a mesma fonte, "recorrer a uma solução de recurso, nomeadamente com a convocatória de agentes do Corpo de Intervenção e de ‘spotters’ (agentes formados para policiamento desportivo)".
O jogo entre Famalicão e Sporting fica adiado, sem nova data definida, uma vez que a PSP não garante a segurança ou elementos suficientes para montar um dispositivo neste domingo.
"A Liga Portugal exige ao Governo, em especial ao ministro da Administração Interna, a instauração de um processo de inquérito com caráter de urgência, de forma a apurar responsabilidades pelo sucedido, em defesa dos adeptos e das famílias, e informa que exigirá também, nas instâncias próprias, ser ressarcida pelos danos provocados por ações irresponsáveis às quais é totalmente alheia", pode ler-se no comunicado da Liga.
A PSP esclarece em comunicado que "tinha planeado e preparado o efetivo policial adequado e necessário", mas "um número não habitual de polícias informaram que se encontravam doentes". "A PSP prontamente acionou meios policiais de outras unidades de polícia, meios esses que também vieram a comunicar situações de indisposição, com deslocação para unidades hospitalares", esclarece.
Devido aos confrontos nas imediações do estádio, A PSP entendeu que "não se encontravam reunidas as condições necessárias para a realização do jogo".
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt