José Mourinho garante: "Vamos jogar para ganhar e logo se vê"
Técnico avisa que as contas da qualificação só se fazem no fim. Mas a vontade é vencer a Juventus e chegar ao último jogo com a passagem ao play-off em aberto.
À partida para a penúltima jornada da 1.ª fase da Champions, o Benfica estava fora dos lugares que permitem disputar o play-off de acesso aos oitavos de final. Daí que José Mourinho tenha sido questionado se o jogo em casa da Juventus é uma final. "Olhando para a classificação e pontos que normalmente são necessários para a qualificação, obviamente que o Benfica precisa de pontos. Não consigo dizer se são três, quatro ou cinco, não faço a mínima ideia. Se o empate fosse suficiente para nós, teríamos algumas amarras do ponto de vista psicológico. Mas não temos. Sabemos contra quem jogamos e onde jogamos. Vamos jogar para ganhar e logo se vê o que nos faltará para nos podermos qualificar no último jogo."
Respondendo a uma questão em que era confrontado com o facto de ser uma espécie de ódio de estimação dos adeptos da Juve, Mourinho aproveitou para salientar que o objetivo principal é deixar tudo em aberto para a última ronda, dia 28, na receção ao Real Madrid. "No nosso grupo, quando olhei a cabeça para trás no avião, pensei que era treinador da equipa B porque estão connosco oito jogadores da equipa B e isso significa também as nossas dificuldades com tantas lesões que temos. Mas isto é o Benfica. Queremos chegar ao último jogo com possibilidades de nos qualificarmos. Foi o que fizemos frente ao Ajax e Nápoles. O objetivo é sairmos [de Itália] com a qualificação aberta para o último jogo."
Sem vontade em alongar-se sobre a contratação de Rafa Silva - "não falo de jogadores de outros clubes. Acho que é o modo correto de olhar para as coisas e de me proteger a mim e ao meu clube" - Mourinho alertou que dificilmente o Benfica será tão dominante em Turim como foi em Vila do Conde. "Com todo o respeito pelo Rio Ave, que é uma boa equipa, mas a Juventus é a Juventus e por muito que nós possamos tentar fazer um jogo igual ao que fizemos contra o Rio Ave, frente à Juventus será seguramente muito difícil de conseguir."
Spalletti sobre Conceição: "Pode ajudar a nossa equipa"
"O Francisco Conceição jogou mais minutos porque é um jogador muito ofensivo e com características muito particulares que podem ajudar a nossa equipa. Estou muito contente com a qualidade e a disponibilidade dele, é um rapaz inteligente e que está bem integrado no nosso grupo", afirmou Luciano Spalletti sobre o internacional português, formado no FC Porto. O técnico da Juventus destacou que "as equipas portuguesas têm um ritmo muito alto", recordou que "o Benfica é uma parte da história do futebol" e elogiou José Mourinho: "É um grande prazer encontrá-lo, porque nos jogos em que está o nível do futebol sobe."
PORMENORES
Barrenechea espreita o onze
"A única coisa que vou dizer sobre a equipa é que o Bruma começa no banco." José Mourinho escondeu o jogo sobre a composição do meio-campo do Benfica, mas é possível que Barrenechea volte ao onze inicial, ocupando a zona intermédia ao lado de Aursnes e Leandro Barreiro.
Henrique Araújo cortado
Além dos jogadores lesionados, Henrique Araújo ficou fora da convocatória por opção técnica. Sidny Cabral não está inscrito na Champions.
Elogios a Bruma
Mourinho deu os "parabéns" a Bruma, que "fez uma grande recuperação". "Agora é fazer o que me prometeu há uns 10-15 anos, quando jogou contra mim, fez golo e disse-me 'levas-me para uma equipa tua e vou marcar golos para ti'"
Juventus tem "qualidade e cultura tática"
"Espero qualidade, uma equipa com uma cultura tática, que não vai esperar pelo adversário, que quer ser protagonista do jogo. Nunca conheci uma equipa do Spalletti que não tivesse jogadores importantes", afirmou José Mourinho sobre a Juventus.
Lidar com ambiente hostil
José Mourinho foi questionado sobre o ambiente no estádio da Juventus, isto num jogo em que o Benfica foi proibido pela UEFA de vender bilhetes aos seus adeptos. "É um estádio de futebol moderno, com um ambiente fortíssimo. Os jogadores do Benfica sabem o que é ser jogador de equipa grande e, com menos ou mais qualidade, com menos ou mais experiência, quem veste a camisola do Benfica sabe que tem de dar a cara."
Acelerar vinda de Rafa
O Benfica tem tentado fechar os últimos detalhes da contratação de Rafa Silva o mais rápido possível, de modo a que o jogador viaje para Lisboa ainda esta quarta-feira. No melhor cenário, o avançado seria opção frente ao E. Amadora, no domingo.
Extremo argentino apontado
Maher Carrizo, jovem extremo de 19 anos do Vélez Sarsfield, foi associado ao Benfica. Manchester City, Olympiacos, Feyenoord e Midtjylland são outros clubes dados como interessados.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt