Luís Filipe Vieira no balneário de Alvalade
Presidente do Benfica vai estar mais próximo da equipa na semana que antecede o jogo dos milhões da Champions.
Luís Filipe Vieira vai estar mais próximo da equipa esta semana e assistirá ao dérbi com o Sporting no balneário de Alvalade, apurou o Correio da Manhã.
O presidente do Benfica está ciente da importância de garantir o segundo lugar, de forma a disputar o acesso à milionária Liga dos Campeões. Estará mais perto dos jogadores, numa semana marcada pela inesperada derrota com o Tondela (2-3) que afastou as águias do pentacampeonato.
Vieira tem sido impedido pelos médicos de assistir aos jogos mais emocionantes, devido a questões de saúde. No entanto, o líder das águias tem-se mantido perto do plantel. E é isso que vai fazer no próximo sábado em Alvalade.
Não vai para a tribuna, apesar de as águias terem direito a oito lugares no camarote. A escolha volta a ser o recato do balneário. Aí será instalada uma televisão para que o líder benfiquista possa assistir à partida.
Já na época passada, Luís Filipe Vieira ficou pelo balneário no empate a uma bola que deixou as águias com o caminho aberto para o tetracampeonato. Nesse jogo, marcado pela carga emocional da morte de um adepto do Sporting (o italiano Marco Ficini) por adeptos benfiquistas nas imediações do Estádio da Luz, Vieira recusou a tribuna e só saiu do balneário no final da partida, quando surgiu com um discurso em que comparou Bruno de Carvalho (vai estar no banco) a Vale e Azevedo.
"Acho que, há 16 anos, tivemos em nossa casa um demagogo, um populista e um mentiroso compulsivo que arrastou a nossa instituição para uma situação muito dramática", disse na zona mista, admitindo que recebeu o convite e esperava que Bruno de Carvalho "se retratasse dos últimos quatro anos", o que não aconteceu e afastou os presidentes.
Contas finais no ataque aos milhões
O Sporting-Benfica será um assalto aos milhões da Champions. Os rivais chegam às últimas jornadas praticamente fora da corrida pelo título, empatados no 2º lugar, e travam uma luta acesa, a que se junta o Sp. Braga, pela vice-liderança.
Se os minhotos vencerem o Boavista, na sexta-feira, só o Benfica poderá garantir a Champions na próxima jornada. Se ganharem ao Sporting, as águias ficam em vantagem no confronto direto com os leões, tendo em conta o empate (1-1) na 1ª volta, e já a têm em relação ao Sp. Braga. Já se o Sporting ganhar o dérbi não assegura um lugar na Liga dos Campeões, pois precisa sempre de pontuar na última jornada, fora, com o Marítimo, caso o Sp. Braga vença os próximos dois jogos.
Os bracarenses têm vantagem no confronto direto com o leão e em caso de igualdade pontual entre os três, o critério de desempate passa a ser uma espécie de Liga entre as equipas empatadas. Nesse caso, será o Benfica a ficar em 2º. As águias podem perder no dérbi e ir à Champions, caso o Sp. Braga vença as duas últimas rondas e o Sporting perca com o Marítimo.
Se o dérbi terminar empatado sem golos, o Sporting passa para a frente do Benfica. Pelo contrário, se houver dois ou mais golos, as águias ficam na frente. Com a igualdade em Alvalade, o apuramento para a 3ª pré-eliminatória da Champions decide-se na última jornada.
PORMENORES
Teste para o mágico Bruno
Bruno Fernandes tem sido uma das figuras do Sporting - e da Liga - sobretudo nos últimos jogos e vai procurar marcar o primeiro golo em jogos contra Benfica e FC Porto. Em seis clássicos esta época, o médio, que já leva 16 golos esta época, ficou em branco.
Leão na melhor fase
O Sporting chega ao dérbi na melhor fase da época em termos de resultados. Os leões alcançaram seis vitórias seguidas, enquanto as águias perderam os dois últimos jogos em casa para o campeonato.
Tubarões 'invadem' dérbi
Representantes de alguns dos melhores clubes da Europa vão deslocar-se ao Estádio José Alvalade para observarem jogadores de ambas as equipas. Por exemplo, Grimaldo e Rúben Dias, do lado do Benfica, e Bruno Fernandes e Gelson, do Sporting, merecem especial atenção.
Última derrota foi em 2015
A última derrota do Benfica em casa do rival Sporting foi em 2015 (2-1 após prolongamento) na 4ª eliminatória da Taça de Portugal. Nas duas últimas épocas para a Liga, a águia somou uma vitória e um empate.
Geraldes volta ao banco
André Geraldes, team manager do Sporting, volta a sentar-se no banco, no dérbi, depois de ter cumprido dez dias de castigo após o Sporting-Boavista.
Mathieu não treinou mas há esperança
Mathieu, a contas com uma lesão muscular, continua sem treinar integrado com os companheiros, mas recuperá-lo até ao dérbi é uma das prioridades para Jesus. André Pinto, também lesionado, está igualmente em dúvida.
Tudo para recuperar André Almeida
A 3 dias do dérbi, André Almeida continua a apresentar limitações físicas, após a lesão sofrida na coxa esquerda com o Tondela. Até ao jogo, os responsáveis do Benfica tudo vão fazer para recuperar o dono do lado direito da defesa.
Cervi arrisca perder lugar
Cervi deve perder o lugar no onze do Benfica, no dérbi de sábado. O extremo argentino baixou o rendimento nos últimos jogos, depois de uma fase em que foi uma das figuras da equipa, e tudo indica que vai ser rendido por Salvio. Desde a 11ª ronda (novembro) que Cervi é titular.
Águia goleia FC Porto
O Benfica goleou o FC Porto (4-0), em juniores, e reforçou o 1.º lugar do apuramento do campeão. A águia tem 21 pontos e o dragão (4.º) 14.
Vitória afasta dois
Com os regressos ao onze de Jardel e Fejsa, poupados no último jogo, Luisão e Samaris voltam a sentar-se no banco, no dérbi.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt