Mais de 30 mil adeptos do Liverpool viajaram sem bilhete ou com ingresso falso para Paris

"Foi verificada uma fraude maciça, em escala industrial, de bilhetes falsificados", afirma Gérald Darmanin.

30 de maio de 2022 às 13:55
Adeptos do Liverpool
Partilhar

O governo francês revelou esta segunda-feira que entre 30 a 40 mil adeptos do Liverpool viajaram para Paris, para a assistir no último sábado à final da Liga dos Campeões de futebol, sem bilhete ou com um ingresso falso.

Em declarações aos jornalistas na capital francesa, o ministro do Interior lamentou a existência de uma "fraude maciça de bilhetes falsos" e criticou a "desorganização" das autoridades britânicas e também da UEFA.

Pub

"Foi verificada uma fraude maciça, em escala industrial, de bilhetes falsificados. 30 a 40 mil adeptos ingleses encontravam-se no Stade de France sem bilhetes ou com bilhetes falsificados", disse Gérald Darmanin, após uma reunião com a ministra do Desporto francesa, Amélie Oudéa-Castéra.

Darmanin explicou que, a pedido da UEFA, foram impressos bilhetes físicos, em vez de apenas eletrónicos, e que essa decisão "abriu a possibilidade de fraude".

Pub

"Na área de filtragem antes da entrada para o estádio, mais de 70% dos bilhetes eram falsos. Isso gerou problemas de segurança, o que levou à intervenção da polícia e das unidades de choque com gás lacrimogéneo, em algumas partes de forma desnecessária e desproporcional", confessou o ministro.

O governante gaulês sublinhou que todos os problemas aconteceram nas áreas de acesso aos adeptos ingleses e que não houve nada a registar por parte das pessoas que foram apoiar o Real Madrid.

"A desorganização da chegada de adeptos britânicos efetuada pelo clube e pelos responsáveis britânicos complicou muito a situação", disse Darmanin, recordando "episódio semelhante" que aconteceu em 2019, em Madrid, na final disputada entre Liverpool e Tottenham.

Pub

O ministro do Interior adiantou ainda que, no dia da final da 'Champions', que o Real Madrid venceu por 1-0, cerca de 80 pessoas foram detidas por tentarem roubar bilhetes junto de adeptos ingleses e espanhóis perto do Stade de France, que se situa na zona de Saint-Denis, nos arredores de Paris.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar