Mais uma polémica: queixa de acesso indevido a dados de sócios do Benfica

Associado diz ter sido contactado no âmbito de uma sondagem para as eleições do Benfica e pediu à Comissão de Proteção de Dados para investigar.

17 de outubro de 2025 às 20:48
Pavilhões da Luz serão o palco principal das eleições de dia 25 Foto: Pedro Ferreira
Partilhar

Há uma nova polémica a envolver as eleições do Benfica. Os contactos telefónicos de sócios do clube da Luz podem ter sido cedidos indevidamente a uma empresa de sondagens.

A Comissão Nacional de Proteção de Dados recebeu uma participação a pedir que investigue o caso. O sócio que se queixa explica que estava com outros quatro associados, no dia 16 deste mês, quando três deles foram contactados pela Aximage para participarem numa sondagem sobre as eleições do Benfica. Questionaram como a empresa tinha acedido aos seus contactos e foi-lhes dito que os números foram gerados aleatoriamente.

Pub

Clube garante que não cedeu dados e candidatura de Rui Costa nega ligação

O sócio em questão defende que a probabilidade de tal ter sucedido é praticamente nula. Diz que “tal coincidência levanta fundadas suspeitas de que a Aximage possa estar a utilizar uma base de dados contendo números de telefone de sócios do Benfica sem consentimento nem base legal válida”. O sócio pede à Comissão de Proteção de Dados que “apure a origem dos dados usados nesta sondagem e eventuais tratamentos ilícitos”.

Fonte oficial do Benfica garante ao CM que o clube não cedeu qualquer lista de contactos dos sócios. Fonte da candidatura de Rui Costa assegura ao CM não ter qualquer conhecimento da alegada sondagem referida pelo sócio. Esta reação surge porque a agência de comunicação de Luís Bernardo, que está a assessorar Rui Costa, é apontada como um dos principais clientes da Aximage. “A ligação que tenho à Aximage é através dos estudos de opinião que os meus clientes encomendam. Trabalho com essa e outras empresas de sondagens”, afirma Luís Bernardo ao CM.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar